TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL ESTAGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  20/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  6.649 Palavras (27 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RELATÓRIO DE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ProfaElizabeth Castro Maurenza de Oliveira

Profa Giovana Garcia Firmino

Prof ª Voluntária Juliana Rodrigo Geres Vieira

São Bernardo do Campo

2016

  1. INTRODUÇÃO

O processo definindo para o cumprimento do Estágio Supervisionado em Ciências Contábeis, elaborado por docentes do curso de Ciências Contábeis, foi aprovado pelo Colegiado de Curso e referendado pelo CONSUN, vigente a partir de 2010, cuja matriz curricular determina seu oferecimento no 7º e 8º períodos. A realização do estágio, sem vínculo empregatício, será da competência do(a) aluno(a) que implicará em levantamento de dados, conforme orientação, para elaboração dos diagnósticos operacionais e sugestões de melhorias.

Para o cumprimento deste estágio supervisionado é necessária a elaboração de relatórios em duas etapas a serem oferecidas no último ano letivo do curso (7º e 8º períodos). A parte prática deste estágio supervisionado compreende visitas a organizações, experiências vividas e observações técnicas realizadas por alunos, sob a orientação de docentes, e visa fornecer informações relativas às experiências adquiridas no decorrer do curso.

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO É COMPOSTO POR:

  1. Apresentação da organização objeto de análise dos alunos (história, descrição física, documentos constituintes, levantamento dos dados administrativos, econômicos e contábeis, entre outros elementos), podendo ser: indústria, comércio, serviços, cooperativas ou ONGs;
  1. Descrição e desenvolvimento dos processos onde se verificam os saberes atrelados à área contábil (contabilidade, fiscal, tributária e trabalhista) e setores da administração geral, buscando proceder ao enquadramento legal da organização relacionando e explicando as principais obrigações fiscais, trabalhistas e contábeis.
  1. Desenvolvimento de procedimentos de consultoria, levantando os problemas encontrados, tais como obrigações as quais a organização está sujeita a cumprir e não o faz, explicando, através de relatório formal, direcionado aos gestores da organização os riscos decorrentes da omissão ou erro (infrações, multas, falta de controle, etc.) apresentando a fundamentação legal.
  1. Considerações Finais (conclusão) que deve incluir referências teóricas e bibliográficas;
  1. Para os 8º período, apresentação em seminário, expondo as principais características das organizações estudadas nos dois períodos letivos (7º e 8º), relatando os problemas encontrados e soluções propostas (através do relatório de consultoria), terminando por explicitar as relações dos conteúdos acadêmicos estudados e a aplicação prática dos mesmos durante o processo do estágio.
  1. OBJETIVOS DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  1. GERAIS

  • Atender as diretrizes curriculares do MEC/INEP para os cursos de Contábeis que, a partir de 2005 torna obrigatório o Estágio Supervisionado em substituição ao TCC monográfico, que passou a ser opcional;
  • Permitir ao aluno e futuro profissional, uma participação efetiva no contexto da gestão de uma organização, de modo a conciliar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação com os problemas relacionados ao ambiente contábil e econômico-financeiro que se manifestam nas organizações.
  1. ESPECÍFICOS

  • Identificar com maior clareza a finalidade de seus estudos e de mensurar suas possibilidades de realização;
  • Oportunidade de desenvolver habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente contábil e econômico-financeiro;
  • Identificar as deficiências e incentivar o aprimoramento pessoal e profissional do estudante.
  1. FORMAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Supervisionado é um componente curricular obrigatório para o curso, indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados inerentes ao perfil do(a) formando(a).

  1. FORMAS DE DESENVOLVIMENTO E APRESENTAÇÃO:

O Estagio Supervisionado poderá ser desenvolvido em grupo de até 4 (quatro) alunos(as).

A carga horária total é de 120 horas a serem cumpridas através de aulas semi presenciais com orientações em 2 semestres letivos, portanto 60 horas em cadaetapa (1ª no 7º período e 2ª no 8º período). As 60 horas de supervisão e orientações ocorrem da seguinte forma:

  1. 40 horas em sala com acompanhamento de docentes indicados pela coordenação do curso. No início da orientação de estágio supervisionado o docente elaborará uma “Folha de Acompanhamento em sala do Estágio Supervisionado” onde será registrada a evolução do trabalho realizado pelos alunos, a frequência dos alunos aos encontros para orientação, que, juntamente com os registros de conteúdo serão os subsídios para a avaliação total no semestre;

  1. 20 horas desenvolvidas extraclasses, para a realização de pesquisas teórico-bibliográficas necessárias para fornecer o suporte acadêmico ao estágio e cuja realização será supervisionada sob a forma de aula-virtual, registrada no ambiente SIGA;

Além das horas de orientações, serão contadas ATÉ 40 horas de Atividades Complementares correspondentes às visitas à organização estudada para coleta de dados e informações.

As etapas que o(a) aluno(a) necessita cumprir na organização escolhida para realizar o estágio supervisionado deverão ser relatadas em Folha de Acompanhamento, onde registra-se os itens e comentários em locais próprios. Encerrados os trabalhos, é assinada pelos(as) alunos(as) e o responsável pelo acompanhamento do estágio dentro da organização que deverá apor o respectivo carimbo. Essas horas serão consideradas como AtividadesComplementares até o limite de 40 para cada etapa, desde que o estágio seja considerado “Cumprido” dentro do período letivo normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (812.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com