TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARY CAROLINE TILLMAN NA EGON ZEHNDER: CAÇANDO TALENTOS NO SÉCULO XXI

Por:   •  30/8/2020  •  Resenha  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Juliana Teixeira de Assis

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Pessoas

Tutor: Prof.
Marcelino Tadeu de Assis

Rio de Janeiro / RJ

2020


MARY CAROLINE TILLMAN NA EGON ZEHNDER: CAÇANDO TALENTOS NO SÉCULO XXI

Referências: GINO, Francesca; STAATS, Bradley. Harvard Business School

O sucesso de um negócio, em termos gerais, pode ser medido pela percepção de seu produto e/ou serviço final frente aos seus clientes e demais partes interessadas. Um bom exemplo de sucesso é a empresa Egon Zehnder (EZ) que não só obteve este reconhecimento do mercado como também se transformou ao longo dos anos em referência na área de Recrutamento de Executivos bem como em Avaliação e Desenvolvimento de líderes. O estudo de caso “Mary Caroline Tillman na Egon Zehnder: caçando talentos no século XXI” aborda um pouco do que faz a Egon Zehnder se destacar no setor, através da perspectiva de uma de seus sócios Mary Caroline Tillman que também é líder das atividades de serviços financeiros global da empresa.

Mary Caroline estava à frente de um importante processo de recrutamento de candidatos para sucessão do CEO da Dunnock Bank e precisava decidir entre 2 bons candidatos à vaga, sendo um indicado pela própria empresa, Andrew Jennings, e o outro indicado pela equipe da Egon Zehnder, Catherine Schuyler. A candidata indicada pela EZ possuía perfil bem diferente do que indicado Andrew Jennings. Para entender o porquê do trabalho da Egon Zehnder resultar no perfil de Catherine faz-se necessário explorar um pouco da história e política da empresa.

HISTÓRIA, CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Fundada em 1964, por Egon P. S. Zehnder, tinha como principal objetivo criar uma parceria estratégica e de confiança com seus clientes. Para tal, a EZ possuía uma proposta de contratação e bonificação diferenciados, contando com consultores de alto conhecimento técnico e direcionados para um envolvimento coletivo forte focado nos resultados. Em 1978, a mudança atingiu ainda mais a estrutura organizacional da empresa a qual se tornou uma sociedade internacional, fortalecendo ainda mais seu crescimento no mercado.

No entanto, as mudanças estruturais e a constante expansão da EZ pelos continentes não mudaram ou enfraqueceram os valores e a cultura da empresa que demonstra ser um grande diferencial no setor. Isto é o resultado de seu próprio processo seletivo criterioso, focado em profissionais de alto nível, com resultados já comprovados em áreas correlatas e com valores semelhantes aos da EZ que se enquadram naturalmente à cultura da empresa. Além disto, pode-se citar como diferencial o uso de perguntas pessoais com intuito de analisar a integridade do indivíduo, somados a processos anteriores de análise técnica e de relacionamento interpessoal tradicionais, com a tratativa ao longo do processo por múltiplos profissionais visando minimizar a possibilidade de contratações ruins.

Passado esse cauteloso processo de recrutamento, a cultura exclusiva da EZ favorece para um bom clima organizacional de seus funcionários na qual seus consultores se tornam extremamente engajados em garantir a total satisfação do cliente e colaborar com o grupo.

Por sua vez a EZ demonstra atuar no fator motivacional de sua equipe com promoções nos momentos certos, constante aprendizado e bonificação por metas alcançadas pela equipe como um todo. O resultado fica evidenciado na baixíssima rotatividade da empresa, chegando a níveis unitários, e pelo fato da maioria de seus consultores terem real interesse de construção de carreira vitalícia na companhia.

A confiança e o apoio da EZ com seus colaboradores e suas iniciativas são também fonte de reconhecimento, não remunerado, que motivam e constroem conhecimento para a empresa e para o indivíduo em si, como o caso da criação do inovador Modelo de Potencial pela sócia Karena Strella que redefiniu o tradicional processo de recrutamento.

METODOLOGIA EZ DE RECRUTAMENTO

A Egon Zahner possui duas grandes áreas de negócio: Recrutamento de Executivos que é a área mais forte da empresa em termos de volume e capital e, Avaliação e Desenvolvimento, área emergente e com grande potencial da empresa.

O processo seletivo não é apenas a avaliação dos candidatos, mas sim o estreitamento de um relacionamento de confiança entre a EZ e seu cliente. Portanto, a primeira etapa do recrutamento é conhecer a fundo as necessidades e os objetivos futuros do cliente para depois construir um perfil e começar de fato a avaliação e seleção de candidatos.

A avaliação de candidatos que era apenas baseada em desempenhos históricos e competências presentes, foi reavaliada e se concluiu que havia necessidade de uma análise potencial para também prever a magnitude e a velocidade da evolução do indivíduo. Karena Strella, juntamente com um consultor especialista, alcançaram este objetivo após dois anos de intenso trabalho dedicado. O resultado ficou reconhecido como Modelo Potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com