TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MELHORIA DE PROCESSOS E PRODUTIVIDADE

Por:   •  11/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.748 Palavras (31 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 31

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA

INSTITUTO SUPERIOR TUPY - IST

TECNOLOGIA EM LOGISTICA

        

 MELHORIA DE PROCESSOS E PRODUTIVIDADE

Joinville - SC

Novembro/2015

PAULO CÉSAR AMARAL[pic 1]

ANDERSON DANIEL DA SILVA

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE PONTE  ROLANTE NA ÁREA DE OPERAÇÕES DA EMPRESA

Projeto Integrador de Logística do Curso de Tecnologia em Logística, submetido ao Centro Universitário Tupy, para obtenção de nota final na disciplina de Projeto Integrador I.

Professor orientador: Márcio Rogério                                  de Oliveira.

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO..............................................................................................................04

1.1 Contextualização...        04

1.2 Problematização...        05

1.3 Justificativa...        05

1.4 Objetivos...        05

1.4.1 Objetivo geral...        05

1.4.2 Objetivos específicos...        05

1.5 Metodologia...        06

1.5.1 Pesquisa qualitativa...        06

1.5.2 Pesquisa de campo...        06

1.5.3 Pesquisa quantitativa...        07

1.5.4 Pesquisa bibliográfica...        07

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................................        07

2.1 Logística...        07

2.1.1 Recebimento...        08

2.1.2 Armazenagem...        08

2.1.3 Movimentação.        09

2.1.4 Equipamentos de movimentação...        09

2.1.5 Expedição...        12

2.2 Ferramentas da qualidade...        12

2.2.1 Fluxograma...        13

2.2.2 5W 2H....................................................................................................................        14

2.3 Fluxo operacional.....................................................................................................        15

2.4 Mapeamento do processo........................................................................................        16

2.5 Layout...        17

2.6 Custos logísticos...        19

3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS..................................................................        20

3.1 Situações atuais...        21

3.2 Situações proposta...        26

3.3 Análises critica... .        33

CONSIDERAÇÕES FINAIS...        35


1 INTRODUÇÃO

Através do presente projeto busca-se propor a implantação de uma ponte rolante na área de operações da empresa fornecedora de produtos como chapas metálicas, tubos de alumínio, barras de ferro para a indústria montadora, com ênfase na prestação de serviços.

Para obter sucesso na implementação da proposta é necessário que haja empenho dos colaborados envolvidos direta e indiretamente no setor de operações.

A proposta de implantação de ponte rolante na área de operações na empresa visa promover melhorias no setor de operações e logística, bem como aperfeiçoar e reduzir custos excessivos.  

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Um dos desafios da empresa que transporta e manuseia materiais de grande porte é a locomoção dos objetos até os seus setores respectivos que produzem dentro da fábrica, sem prejudicar o posicionamento das máquinas o trânsito de veículos e movimentação das cargas para estocagem do produto.

Através de uma visita técnica foi possível analisar e identificar que os principais problemas no processo de movimentação dos materiais da empresa que trabalha com chapas metálicas, tubos de alumínio, barras de ferro, são a má distribuição do layout; a obstrução de corredores; avarias no material e demais problemas que serão apresentados no decorrer do projeto.

No cenário apresentado se destaca com evidência a ponte rolante devido á falta de agilidade e aproveitamento do espaço físico interno dando mais segurança aos colaboradores.

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO

A empresa vem apresentando um aumento considerável no fluxo de materiais, a partir da entrada até a saída ao cliente final, demonstrando alguns problemas em seu processo de estoque e demanda, além de apresentar em suas dependências um espaço físico pequeno dificultando a movimentação, armazenagem e crescimento da unidade de negócio, devido à falta de um equipamento adequado para manuseio dos itens.

  1. JUSTIFICATIVA

Este projeto justifica-se pelo fato de criar uma nova forma de movimentação de material na empresa uma vez que foi apurada a forma que o material vem sendo movimentado, gerando avarias, mau aproveitamento do tempo, ocasionando assim perdas financeiras.

Após a aquisição da ponte rolante estima-se melhoria na segurança do trabalho e movimentação do estoque, reduzindo assim a perda de tempo interna, evitando congestionamentos, obstrução nos corredores, determinando o fluxo de processo de qualidade aos colaboradores, diminuindo os prejuízos causados com o descarregamento e carregamento dos produtos e riscos com acidentes.

O projeto justifica-se para as empresas que enfrentam as mesmas dificuldades, tendo em vista que a organização ineficiente do espaço físico causa grandes danos financeiros às empresas,  com o intuito de criar um processo de trabalho no qual não se tenha avaria no material. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.8 Kb)   pdf (549.3 Kb)   docx (916.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com