TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MELHORIAS EM PROCESSOS PRODUTIVOS

Artigos Científicos: MELHORIAS EM PROCESSOS PRODUTIVOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 5

MELHORIAS EM PROCESSOS PRODUTIVOS

Resumo: Extraídos de pesquisas bibliográficas, o exposto assunto trata da melhoria contínua aplicada em processos produtivos. O presente artigo tem a pretensão de esclarecer o conceito, benefícios e características da melhoria contínua, bem como explicar a sua origem.

Palavras-chave: Melhoria contínua; processo produtivo; aplicação; Sistema Toyota de Produção; benefícios.

1 INTRODUÇÃO

A Melhoria contínua no processo produtivo consiste na busca de implantação de novas tecnologias com o intuito de gerar mudanças nos aspectos econômicos, sociais e principalmente na produção industrial. Considerando os diversos fatores econômicos e como vem se desenvolvendo a tecnologia atualmente, as empresas têm cada vez mais se deparado com a concorrência existente no mercado. Com o intuito de reduzir o valor e aumentar a qualidade do produto, os diversos ramos da economia têm focado sua atenção em todo processo produtivo, desde a solicitação, matéria-prima, até chegar ao cliente final. Os principais elementos responsáveis pela modernização tecnológica da indústria são: qualidade, produtividade e competitividade, tanto no mercado interno quanto no externo, ajustando-se sempre à necessidade do consumidor.

Com base nos fatos históricos, é possível identificar um exemplo claro de transformação de bens em maior utilidade, quando o homem pré-histórico exercia a atividade de polir pedras para transformá-las em um utensílios mais eficazes, com o avanço tecnológico e melhoria no desenvolver de tal atividade, ocorreu o surgimento de fábricas e máquinas a vapor, na Revolução Industrial, transformando o homem artesão em operário, tornando o nível de produtividade muito aquém do que era produzido.

Em seguida, no século XX, houve um avanço administrativo, influenciado por Taylor e Fayol, surgindo a sistematização do conceito de produtividade, caracterizado pela busca incessante por melhores métodos e processo de produção, com o objetivo de melhorar o processo produtivo, bem como alcançar o menor custo possível. Era de competência dos gerentes e encarregados a missão de planejar e pensar como ‘fazer’ para alcançar os objetivos almejados, e aos empregados era incumbida a missão de ‘executar’ o que fora planejado, ou seja, separando o processo de planejamento do processo de execução.

Todas empresas buscam pela redução de custos e despesas, é fundamental o estabelecimento de uma rotina e sequência adequada à cadeia produtiva, visando diminuir a sobrecarga de trabalho e aumentar a eficiência dos elos envolvidos na cadeia produtiva.

É de suma importância que as empresas tenham como princípio a perspectiva estratégica, sempre otimizando o crescimento e a obtenção de novos e melhores resultados, decorrentes da inovação, alterações e adaptações de transformações contínuas.

A ideia principal é baseada no descarte de competitividade entre colaboradores, banindo a performance individual e priorizando a qualidade e produtividade, voltando o foco dos colaboradores em objetivos em comum, considerando que o trabalho em equipe possibilita o alcance de resultados nunca atingidos.

2 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – STP

O Sistema Toyota de Produção é conhecido como um conjunto de técnicas que gerencia o sistema produtivo de forma qualitativa. Iniciou-se em meados dos anos 50, quando concluiu-se que o Sistema Ford não seria suficiente para resolver os problemas existentes no processo produtivo, sendo assim, Toyoda e Ohno, os principais responsáveis pelo Sistema Toyota de Produção, concluíram em 20 anos que a solução era a redução de desperdícios e a produção com qualidade. De acordo com o entendimento de Ohno:

“Redução de custos deve ser o objetivo dos fabricantes de bens de consumo que busquem sobreviver no mercado atual. Durante um período de grande crescimento econômico, qualquer fabricante pode conseguir custos mais baixos com uma produção maior. Mas, no atual período de baixo crescimento, é difícil conseguir qualquer forma de redução de custos. Não existe método mágico. Ao invés disso, é necessário um sistema de gestão total que desenvolva a habilidade humana, até sua mais plena capacidade, a fim de melhor realçar a criatividade e a operosidade, para utilizar bem instalações e máquinas, e eliminar todo o desperdício” (OHNO, 1997, p. 30)

Além destes fatores, o Sistema Toyota de Produção prioriza também o comprometimento dos funcionários da empresa. Neste sentido:

“Um remador poderá achar que é mais forte que o outro e remar com esforço redobrado. Mas esse esforço extra dificulta o avanço do barco e o tira do seu curso. A melhor forma de fazer com que o barco vá mais rápido é fazendo com que todos distribuam a força igualmente, remando parelho e à mesma profundidade [...] Do mesmo modo, as coisas não funcionam necessariamente bem no trabalho só porque áreas de responsabilidades foram atribuídas. O trabalho em equipe é essencial”. (OHNO, 1997, p. 43)

Além do trabalho em equipe, o Sistema Toyota de Produção busca entender o por quê de tudo o que gera resultado negativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com