TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL MODULO 05

Trabalho Escolar: MEMORIAL MODULO 05. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  6.807 Visualizações

Página 1 de 3

Memorial do módulo 5

Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação

A formação da sociedade atual e a transformação aconteceram com a Revolução Industrial Francesa, vividas no século XIX presente até hoje. Com a matéria prima tirada da natureza e transformada em produtos que consumimos que é produzido por meio das maquinas. Antes disso a produção de bens se dava de forma artesanal.

Com a Revolução Industrial a classe trabalhadora pensava que tudo ia melhorar, mas, ao contrario as coisas pioraram, pois muitos trabalhadores foram substituídos por maquinas, trazendo o desemprego e a miséria. Nesta época o poder econômico era da burguesia já o poder político ficava com o clero e os nobres. Com a introdução das maquinas na agricultura aconteceu o êxodo rural com isso houve um crescimento muito grande das cidades. Já com a legitimidade da Assembléia Nacional Constituinte acabou com os privilégios dos nobres e do clero, com isso os burgueses tomaram frente em tudo.

Após a Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão teve uma série de princípios liberais. Com a Revolução Industrial e Francesa surge a sociologia com os pensadores Karl Marx e Friedrich Engels, que veio com objetivo de estudar a vida social. Estes pensadores lutavam para uma sociedade mais justa livre da exploração do homem pelo homem. Através do estudo da sociologia surgem duas teorias, a do Funcionalismo e a do Materialismo Dialético. Considerado o pai da sociologia, o pensador Francês Emile Durkeim que foi o fundador do Funcionalismo. Durkheim era contra as grandes mudanças, para ele tudo estava pronto e com essa teoria ele defendia os interesses da burguesia.

Já no Materialismo Dialético concebido por Karl Marx e Friedrich Engels, eles se preocupavam com os efeitos da Revolução Industrial que trouxe muitas riquezas para a burguesia e a miséria da classe trabalhadora. Já para esses dois pensadores eram necessário as mudanças, para eles nada estava pronto tudo esta em constante transformação.

Já na educação Durkeim achava que o homem devia ser preparado de forma diferenciada onde uns se preparavam para pensar, refletir e comandar e outros a maioria para exercer os trabalhos manuais.

O professor de filosofia John Dewey dedicou a sua vida para fundar uma escola nova voltada para uma sociedade mais democrática. Através da escola nova que defendia a educação para todos, foi que inspirou o Manifesto dos Pioneiros da Educação que defendia a educação publica gratuita com igualdade para todos os sexos. Na teoria do Capital Humano a educação contribui para o desenvolvimento econômico.

No mundo do trabalho, o homem começa tirando seu sustento da natureza, com o passar do tempo ele larga a vida nômade e passa a ter uma vida sedentária e muda sua forma de se relacionar com a natureza. Ele começa a produzir o que come através do trabalho, eles trabalhavam em forma de cooperativa todos ajudavam a produzir o alimento necessário para sua sobrevivência, tudo que era produzido era dividido em partes iguais. Aos poucos com a diversidade das atividades vai surgindo a divisão do trabalho intelectual e o manual.

Já com a civilização começa a divisão das classes sociais que é reforçada pela educação. Com essa divisão surge a exploração do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com