TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Modulo 6

Exames: Memorial Do Modulo 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  2.898 Visualizações

Página 1 de 5

=Rondonópolis /14/10/2013

Pratiques para o módulo 6: Gestão em Educação Escolar

Aluna=Audnilza Fátima de Arruda=Profuncionario

Unidade 1 – pg. 26 – Não é um Pratique e sim um exercício.

Pensar a democratização da escola pública implica definir com clareza a função social dessa instituição. Para que serve a escola? Quais são suas funções básicas? Como se posicionar diante de outras funções a e

la atribuídas?

R= A escola serve para a aprendizagem antes da realização, antes da testagem. Profunda e lenta aprendizagem, que emana da vida e da imaginação das pessoas. Aprendizagem para a participação de todos em uma sociedade inclusiva e segura, e oportunidades para todos de participar de mais altos níveis de economia do conhecimento. Aprendizagem ao longo da vida, não apenas treinamento. Aprendizagem emocional em relacionamentos de cuidado para todos os alunos, não apenas aprendizagem cognitiva ou voltada a habilidades. Aprendizagem para os adultos, assim como para as crianças – eles são indivisíveis. A escola serviu, serve e certamente virá a servir para domesticar ou para libertar, para reproduzir ou para revolucionar, para formar indivíduos ajustados ou indivíduos críticos, para adaptar ao presente ou para preparar para o futuro. A opção entre essas e muitas alternativas depende de quando e de onde se fala. “Além disso, é na escola que aprendemos a ler e a escrever, dois objetos socioculturais muito importantes em tempos de globalização.” Para educar, melhorar o conhecimento dos alunos, para estruturar melhor as pessoas na sociedade. A escola serve também para ocupar mais a mente das pessoas para que elas não pensem e façam bobagens A escola serve para dar sabedoria às crianças. Mas não acho que seja só ensinar para que o aluno tenha uma profissão. A escola deve educar para a vida em sociedade, para o respeito às leis, para o cumprimento dos deveres de Cidadão. As funções básicas das escolas A escola deve prover os indivíduos "não só, nem principalmente, de conhecimentos, ideias, habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento". Assim, tem como objetivo básico a socialização dos alunos para:

• "prepará-los para sua incorporação no mundo do trabalho" - indivíduos produtivos;

• "que se incorporem à vida adulta e pública..." - cidadãos.

1. Função reprodutora (socialização do indivíduo): "garantir a reprodução social e cultural como requisito para sobrevivência mesma da sociedade".

2. Função educativa 1 (que eu chamaria de compreensiva): "utilizar o conhecimento para compreender as origens das influências, seus mecanismos, intenções e consequências, e oferecer para debate público e aberto as características e efeitos para o indivíduo e a sociedade desse tipo de processo de reprodução.

3. Função compensatória: "atenuar, em parte, os efeitos da desigualdade e preparar cada indivíduo para lutar e se defender nas melhores condições possíveis, no cenário social.”

4. Função educativa 2 (que eu chamaria de transformadora): "provocar e facilitar a reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os(as) alunos(as) assimilam direta e acriticamente nas práticas sociais de sua vida anterior e paralela à escola".

Como se posicionar diante de outras funções atribuídas à escola? R= Uma escola que se propõe possibilitar a formação para cidadania deve ter por pressupostos teóricos fundamentais, a gestão democrática, a autonomia da escola e a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Vemos assim, a escola como cumpridora de uma função social, onde seu verdadeiro papel político – institucional, serão garantidos se houver uma mudança de postura que a garanta. Segundo Ferreira (2000) a gestão democrática da educação é, hoje um valor já consagrado no Brasil e no mundo. No entanto, nossa experiência tem demonstrado que a mesma não se encontra totalmente compreendida e incorporada pelas escolas. Muito embora, a sociedade atual clama pela participação enquanto um dos princípios da gestão democrática. Mediante as mudanças advindas das ultimas décadas surgiu a necessidade de uma escola que mobilizasse em torno de um projeto coletivo. Assim, as novas exigências educacionais suscitam que o diretor antes de ser um administrador tem que ser um educador que saiba desempenhar seu papel em vários momentos, permitindo praticas democráticas e participativas. A participação é o principal meio de si assegurar a gestão democrática da escola possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Além disso, proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas, da estrutura organizacional de sua dinâmica, das relações da escola e de comunidade, e favorece uma aproximação maior entre professores, alunos e pais.

Unidade 3 - pg. 61 – Não é um Pratique e sim um exercício.

Você participa do cotidiano na sua escola?

R=Sim, eu participo.

Sabia que a participação é um exercício de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com