TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário:

1-Explique como um paradigma interfere na atividade cientifica de um pesquisador educacional? Uma vez que paradigma é uma “lente que faz ver realidade” de uma determinada forma, o paradigma interfere na atividade do pesquisador quando faz com que o mesmo se concentre apenas no que “ele quer ver” ou no ponto que ele quer afirmar e não no problema real. Em algum dado momento o pesquisador pode se vê entre o paradigma e o que está analisando e nesse ponto crucial seus valores podem pesar nos resultados da pesquisa manipulando-os mesmo que seja inconscientemente.

2-Defina o que caracteriza uma pesquisa qualitativa. Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados (questionários). São utilizados quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. Permitem que se realizem projeções para a população representada. Elas testam, de forma precisa, as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros.

3-Em quais situações podemos usar a etnografia? Etnografia é uma forma de observação participante muito comum no campo da antropologia e tem se popularizado entre os demais pesquisadores que esperam entender o impacto da cultura na vida do individuo. O pesquisador utiliza a esse método de pesquisa quando busca compreender os valores, tradições e processos sociais únicos de uma cultura ou subcultura ao viver com seus membros e realizar anotações e observações extensivas.

4-Qual a principal diferença entre pesquisa participante pesquisa ação? Alguns autores como Thiollent (1997) diz que “Toda pesquisa-ação possui um caráter participativo, pelo fato de promover ampla interação entre pesquisadores e membros representativos da situação investigada. Nela existe vontade de ação planejada sobre os problemas detectados na fase investigada” (p. 21). Uma das diferenças que encontrei é que a Pesquisa Participante lida com situações de contestação de legitimidade do poder vigente, enquanto a Pesquisa Ação requer legitimidade dos diferentes atores e convergência de interesses.

5-Quais as vantagens e desvantagens de um estudo de caso? Estudo de caso é o método de pesquisa no qual o investigador reúne uma grande quantidade de informação sobre a vida de um individuo. Dentre as vantagens os estudos de casos podem constituir um arquivo de material descritivo vasto; é um método amplo que permite ser aplicado a uma grande variedade de problemas; permiti ao pesquisador concentrar-se em um aspecto ou situação específica e identificar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com