TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Educacional I

Exames: Pesquisa Educacional I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 7

ALUNO(A): Terezinha Rodrigues do Nascimento Costa DATA: 11 /10/2013 DISCIPLINA: Pesquisa Educacional I CURSO: Pedagogia TURNO: Noite

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos da Metodologia Científica. 28 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009

Definição e Classificação do Conhecimento. “O homem é um ser jogado no mundo, condenado a viver a sua existência. Por ser existencial, tem que interpretar a si e ao mundo em que vive atribuindo-lhes significações. Cria intelectualmente representações significativas da realidade. A essas representações significativas da realidade chamamos conhecimento.

O conhecimento, dependendo da forma pela qual se chega a essa representação significativa, pode ser, em linhas gerais, classificado em diversos tipos: mítico, ordinário, artístico, filosófico, religioso e científico” (pg 03)

Outras definições de Conhecimento do senso comum. “A forma mais usual que o homem utiliza para interpretar a si mesmo, o seu mundo e o universo como um todo, produzindo interpretações significativas, isto é, conhecimento, é a do senso comum, também chamado de conhecimento ordinário, comum ou empírico.” (pg 03)

Como surgiu o Conhecimento do senso comum. “Esse conhecimento surge como consequência da necessidade de resolver problemas imediatos, que aparecem na vida prática e decorrem do contato direto com os fatos e fenômenos que vão acontecendo no dia a dia, percebidos principalmente através da percepção sensorial.” (Pg 04)

Características do conhecimento do senso comum. “O conhecimento do senso comum caracteriza-se por ser elaborado de forma espontânea e institiva.(...)”é um conhecer e um representar a realidade tão colado, tão solidário á própria realidade, que o homem quase não se distancia dela; é quase pura vida, de modo que, tomado isolado de processo de vida(...) de quem o elaborou, resulta incôngruo, descabido, alógico.(...)É um viver sem conhecer.” Isso demonstra que o conhecimento é, na maioria das vezes vivencial e, por isso, ametódico.” (Pg 04)

Objetivos do conhecimento do senso comum. “O conhecimento do senso comum tem uma objetividade muito superficial e imitada por está demasiadamente preso á vivência, a ação , e á percepção orientadas pelo interesse prático imediatista e pelas crenças pessoais.” Pg 05

Reconhecendo a linguagem do senso comum. “A linguagem utilizada no conhecimento do senso comum contem termos e conceitos vagos, que não delimitam a classe de coisas, ideias ou eventos designados e não designados por eles, ou o que é incluído ou excluído na sua significação.” (Pg 06)

A significação dos conceitos, no senso comum. “(...) é produto de um uso individual e subjetivo espontâneo que se enriquece e se modifica gradualmente em função da convivência num determinado grupo. As palavras adquirem sentidos diferenciados de acordo com as pessoas e grupos por quem forem utilizadas. Não há, portanto, condições ou limites convencionais definidos especificamente para a validade de seu uso” (Pg 06)

Dificuldades provindas do uso de linguagem do senso comum. “A utilização por cada individuo dessa linguagem vaga com significações imprecisas e arbitrárias e atreladas ao seu uso cultural, resulta em outra grande dificuldade que reforça o caráter subjetivo do senso comum: a da impossibilidade de diálogo crítico que avalia o valor das convicções subjetivas e que proporciona o caminho para o consenso.”(Pg 07)

Conhecimento do senso comum e seu baixo poder de crítica. “O poder de revisão e de crítica objetiva do senso comum, portanto, é muito fraco, contribuindo para elevar a sua dependência das crenças e convicções pessoais, restringidu-o a uma subjetividade significativa. Por isso ,pelo baixo poder de crítica que dificulta a localização de possíveis falhas, as crenças do senso comum são aceitas por longos períodos de tempo e apresentam uma durabilidade e estabilidade muitas vezes superior ás da própria ciência.” (Pg 07)

Utilidade e eficácia do conhecimento do senso comum. “O conhecimento do senso comum é útil, eficaz e correto quando as informações acumuladas pela tradição aplicam-se ao mesmo tipo de fatos que se repetem e se transformam em rotina e quando as condições e fatores determinantes desses fatos forem constantes.”(pg08)

Uso de técnicas no conhecimento do senso comum. “Na maioria das vezes as técnicas e as informações são utilizadas desconhecendo as razões que justificam a sua correta aplicação ou aceitação. A eficiência e o êxito no desempenho dos conhecimentos do senso comum são elevados para aquelas situações que se repetem com um padrão regular. Fica-se, porém, sem saber explicar as causas do insucesso ao se modificarem de suas circunstâncias ou condições.”(Pg08)

Conhecimento do senso comum: Utilitarista e imediatista. “Se analisarmos os enunciados do conhecimento do senso comum, verificaremos que se referem á experiência imediata dos fatos ou fenômenos observados. Esse tipo de conhecimento possui grandes limitações. Por ser vivencial, preso a convicções pessoais e desenvolvido de forma espontânea, torna-se na maioria das vezes impreciso ou até mesmo incoerente.Gera crenças arbitrárias com uma pluralidade é fruto do viés utilitarista e imediatista, voltado para assuntos e fatos do de interesse prático e com validade aplacável somente ás áreas de atividade rotineiras.” (pg08)

Visão limitada do conhecimento do senso comum. “O conhecimento do senso comum não proporciona uma visão global e unitária da interpretação dos fenômenos. É um conhecimento fragmentado, voltado á solução dos interesses pessoais, limitado ás convicções subjetivas, com um baixo poder de crítica e, por isso, com tendências a ser dogmático. Apesar da grande utilidade que apresenta na solução dos problemas diários ligados á sobrevivência humana, ele mantém o homem como expectador demasiadamente passivo da realidade, com um baixo poder de interferência e controle dos fenômenos.”(pg08)

Classificação do conhecimento científico. “Não é a simples organização ou classificação que caracterizam um conhecimento científico, mas a organização e classificação sustentadas em princípios explicativos. “(pg09)

Definição do conhecimento científic. “Nesse sentido, o conhecimento cientifico é expresso sob a forma de enunciados que explicam as condições de determinam a ocorrência dos fatos e dos fenômenos relacionados a um problema, tornando claros os esquemas e sistemas de dependência que existem entre suas propriedades.”(pg09)

Reconhecendo um conhecimento científico “(...)É produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com