TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Exames: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 2

No primeiro capitulo o autor fala das questões referentes ao campo de estudo sobre o professor universitário e sua formação. Essas questões vêm sendo debatidas há muitos anos em todo o mundo, e através dessas discursões pode se perceber que a profissão de professor tem sido abalada e questionada sobre varias formas. Como cada um exerce seu papel, como também baixos salários, falta de condições de trabalho, falta de profissionalismo e domínio dos conhecimentos referentes à matéria que leciona aliado sempre que possível à prática profissional.

Dentro desse mesmo capítulo pode se verificar as citações da importância que os professores universitários, reconheçam as necessidades de formação pedagógica, como também as autoridades educacionais. Tanto é que os cursos de especialização, conhecidos também como pós-graduação, incluem obrigatoriamente disciplina de formação pedagógica.

Também desse capítulo o autor (GODOY, 1998, p. 31) menciona que boa parte da responsabilidade acerca da desvalorização da preparação pedagógica dos professores deve-se a própria universidade, que nem sempre valoriza o professor no desempenho de suas funções docentes. O prestígio de uma universidade é medido por seus cursos de pós-graduação e pelas pesquisas que promove. O professor, por sua vez, tende a ser valorizado por sua titulação e por seus trabalhos científicos. Seu mérito enquanto professor não é avaliado. Todos esses fatores contribuem para que docentes e pesquisadores de outras áreas desconheçam a especificidade do professor universitário e muitos além de não conhecerem a área ainda criticam. Assim pode se verificar uma ação múltipla que apresenta requisitos básicos para a formação de professores universitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com