TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  9/8/2017  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  1.635 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Resenha: Apostila de Metodologia do Ensino Superior. Brasília: Faculdade Apogeu, 45p.

Tudo no mundo está em constante mudança. Nada permanece como está por muito tempo, pois sempre surgem novos fatores, novas ideias, novas concepções. Não é diferente com a Metodologia do Ensino, tão pouco com a Didática do Ensino.

Tanto a Didática como a Metodologia estudam os métodos de ensino. Há, no entanto, diferença quanto ao ponto de vista de cada uma. A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A Didática, por sua vez, faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino.

Podemos dizer que a Metodologia nos dá juízos de realidade, e a Didática nos dá juízos de valor. Juízos de realidade são juízos descritivos e constatativos. Juízos de valor são juízos que estabelecem valores ou normas. A partir dessa diferenciação, concluímos que podemos ser metodologistas sem sermos didáticos, mas não podemos ser didáticos sem sermos metodologistas, pois não podemos julgar sem conhecer. Por isso, o estudo da Metodologia é importante por uma razão muito simples: para escolher o método mais adequado de ensino precisamos conhecer os métodos existentes. (Piletti, 1995)

Podemos afirmar que Metodologia é a “maneira como o ensino será aplicado”, já a Didática é “como se usará esse ensino”.O ensino não é algo limitado, dessa forma temos vivenciado o surgimento de sucessivas teorias e conceitos de didática devido a melhor qualificação dos professores (docentes). Existe uma profunda investigação didática através de pesquisas, observações, reflexões desses professores que a todo custo buscam a melhoria do ensino.

PACIEVITCH ([s.d.]), afirma que a disciplina da didática deve desenvolver nos professores a capacidade crítica, para que analisem a realidade do ensino. Um dos desafios da didática é articular os conhecimentos adquiridos sobre o como, para quem, o que e por que ensinar. 

Fica claro que a partir desse momento surge o “professor reflexivo” que está atento às necessidades dos alunos. Ele desenvolve habilidades para que o ensinamento seja passado, mas que estejam dentro da realidade desse alunos. Assim vão nascendo novas formas de ensino, com características peculiares àquelas situações e contextos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com