TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Ensino Superior

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

LEONILDA PAULA GONÇALVES

02/11/2015

TAREFA

1-Quais as inovações que o modelo alemão ou humboldtiano trouxe para o ensino superior?

R: O modelo alemão ou humboldtiano surgiu como uma inovação no ensino superior, pois diferentemente dos modelos Jesuíta e Fracês napoleônico, que se inspira em métodos tradicionais de ensino, onde o professor é visto como detentor do saber inquestionável e o aluno considerado um mero ouvinte cujo único intuito é decorar conteúdos prontos e imutáveis, esse modelo se preocupou em mudar essa realidade da educação. Sua proposta consistiu em valorizar as opiniões tanto de professor quanto do aluno, ou seja, consiste em um modelo onde a liberdade de opinião a autonomia e pesquisas passaram a ser estimuladas. No que se refere à liberdade de opinião desse modelo de ensino superior, NEVES (2011, P.191) afirma que:

 Uma característica particular do ensino superior proposto era o grau de liberdade dado aos estudantes para sua formação. Não havia um currículo com disciplinas previamente estabelecidas e que devessem ser realizadas para a conclusão do curso, ficando, portanto a critério dos alunos a escolha das disciplinas para sua formação.

 Nesse sentido, nesse modelo de ensino superior o conhecimento passou a ser visto como algo questionável e mutável. Pois para HUMBOLDT ciência “não deve ser considerada nunca como algo já descoberto, mas como algo que jamais poderá descobrir-se por inteiro... o professor não existe para o aluno, mas ambos para a ciência”. Nesse sentido o modelo de educação superior alemão valoriza a unidade entre ensino e pesquisa, com a finalidade de formar cidadãos mais críticos e autônomos.

2. No Brasil, o modelo alemão ou humblodtiano foi implantado de acordo com sua proposta? Por quê?

O modelo alemão ou humblodtiano defende a unidade entre ensino e pesquisa e seus princípios dão todo destaque à produção do conhecimento e ao processo de pesquisa. Porém a implantação desse modelo no Brasil não ocorreu de acordo com a proposta esperadas. Pois, com implantação em âmbito nacional da Lei 5.540/68, que surgiu como resultado dos acordos MEC/USAID teve inicio a reforma educacional do período da ditadura militar; separando-se aí ensino de pesquisa deixando à graduação a responsabilidade de formação dos quadros profissionais reforçando o caráter profissionalizante do ensino napoleônico, e destina-se a pós- graduação a responsabilidade da pesquisa.

3. Podemos afirmar que atualmente, no Brasil, ainda existem resquícios dos 3 modelos de ensino superior? Por quê?

Sim, pois no Brasil não existe um modelo único de universidade, pois os três modelos foram inspiradores e contribuíram para a construção da universidade brasileira. Ou seja, o modelo de universidade brasileira foi se formando ao longo da historia, ora sob a influência do modelo francês, ora sob a influência do modelo alemão e ora sob a influência do modelo Jesuíta. Nesse sentido, atualmente é possível observar as características do modelo francês-napoleônico de universidade representado por universidades cujo escopo se reduz à missão de formar profissionais para o mercado de trabalho. A Universidade do Rio de Janeiro foi criada em 1930 com esse propósito. Anos mais tarde, o modelo se consubstancia em outros formatos, como o adotado pelo país nos anos 90, à luz das recomendações de organismos multilaterais, com o objetivo de intensificar o acesso ao ensino superior, como forma de suprir novas demandas do mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com