TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE RELATORIO DE ESTAGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pesquisas Acadêmicas: MODELO DE RELATORIO DE ESTAGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 8

MODELO DE RELATORIO DE ESTAGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio parte da compreensão de que o propósito da escola é que as crianças obtenham os conhecimentos produzidos pela humanidade, ampliem as possibilidades para operá-los, transformá-los e redirecioná-los tendo como meta alocar os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade. Diante disso, o projeto político pedagógico brota da construção coletiva da Educação Escolar. Ele é a tradução maior da organização pedagógica que a escola faz de suas finalidades, a partir das necessidades que lhes estão colocadas diante de recursos humanos e materiais. O projeto político pedagógico ganha coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual se insere, destacando como são organizadas as práticas para trabalhar com sujeitos atenderão, pois seu enfoque é o eixo principal da organização das práticas pedagógicas que serão adotadas pelo educador.

No ensino da Educação Infantil, as instituições se aparelham de forma incisiva com a necessidade social que está culturalmente descrita. No âmbito do currículo, há a significação de como se dará a organização do trabalho pedagógico como explicitação do fazer da escola e do professor, mostrando que sucedem ações ordenadas e amparadas por uma filosofia educacional. E é neste sentido que o professor desempenha papel fundamental, visto que ele organizará o dia a dia das vivências que as crianças terão acesso na Educação Infantil, e bem como os procedimentos que as levarão a atingir maiores níveis de desenvolvimento

O relatório de Educação Infantil será realizado na Escola Municipal Ana Junqueira Ferraz em uma turma de crianças que tem quatro anos de idade (pré I). O estágio de Educação Infantil está relacionado às ações que envolvem a Docência com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino com crianças desta faixa etária. É importante conhecer as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil, observar, planejar ações a serem desenvolvidas com as crianças e é importante também refletir sobre a prática pedagógica observada podendo assim gerar problematizações constituindo-se em instrumento de iniciação à pesquisa e ao ensino. A realização do estágio representa uma investigação da realidade. No relatório de estágio será abordado a caracterização do contexto estagiado, a caracterização da escola, a caracterização da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades de estágio Educação Infantil, o processo de observação do espaço, das instalações e dos equipamentos. A prática educativa: rotina; A prática educativa: aulas. A prática educativa: materiais, espaços, tempo e adaptação, e também um plano de estágio, e por fim as considerações finais.

2 CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO

2. 1 Caracterização da escola

A escola Municipal Ana Junqueira Ferraz fica situada na Rodovia Itajubá Maria da Fé - km 10, no bairro Ano Bom na cidade de Itajubá e se localiza na zona rural.

A Escola Municipal Ana Junqueira Ferraz foi criada pela Lei nº. 53 de 27 de agosto de 1943, regularizada pela portaria GAB 11/80 da SEE e resolução 215 do CEE de 18 de Maço de 1976.

O terreno foi doado pelo Sr. Décio Junqueira Ferraz e sua esposa Mirtes Goulart Ferraz à prefeitura Municipal, representada pelo Exmo. Sr. Ambrósio Pinto. A área do terreno é de 4860,84 m quadrados, situado no espaço denominado Ano Bom, município de Itajubá - MG.

A construção da escola teve inicio em 15/01/71, através de um convênio entre a Prefeitura e o Sr. Décio Ferraz.

A equipe pedagógica é constituída por : Coordenadora da escola Fabiana Tótora Cortez Morais e uma Especialista em educação Aparecida Celis B. S. Amaral

A escola funciona no horário das seis horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos. Os níveis de ensino que a escola atende :

Educação Infantil: Primeiro período 4 anos, segundo período 5 anos

Ensino fundamental: primeiro ano do primeiro ciclo, segundo ano do segundo ciclo, terceiro ano do terceiro ciclo, quarto ano do quarto ciclo, quinto ano do quinto ciclo.

O nível de retenção de alunos é pequeno e a evasão é praticamente inexistente, há grande empenho dos professores, especialista em educação e direção em buscar alternativas para sanar as dificuldades dos alunos, oferecendo a recuperação paralela a todos que apresentam dificuldades de aprendizagem ou defasagem devido a diferente organização do conteúdo em instituições de outras localidades, quando esses alunos vêm transferidos de outras instituições. Os alunos que necessitam de atendimento especializado são encaminhados para avaliação médica, psicológica, fonaudiológica ou psicopedagógica. Os ex-alunos da escola também são atendidos na mesma para executarem pesquisas e trabalhos em nossa biblioteca. Alguns pais, membros da associação de bairro e outros moradores são colaboradores em atividades promovidas pela escola, projetos, festas e comemorações. Os professores são responsáveis, dedicados, buscam orientação junto a supervisão e em outras fontes para que possam aperfeiçoar o atendimento aos alunos.

A escola desenvolve vários projetos com o objetivo de levar os alunos a formar habilidades e competências essenciais para a sua formação integral. A escola atende no período matutino e vespertino, as aulas de Educação Física acontecem às terças e quintas-feiras nos dois períodos, as aulas de canto coral acontecem às segundas- feiras no período matutino e a Especialista em Educação atende a escola as terças, quintas e sextas em períodos alternados

2.2 Caracterização da turma estagiada

Formação da professora regente da turma: Curso Normal Superior.

Tempo: 20 anos como docente.

Experiência como docente na turma estagiada: 2 meses.

A sala possui 24 alunos de quatro anos de idade.

Os alunos na sua maioria são filhos de agricultores, outros filhos de operários de indústrias, funcionários de estabelecimentos comerciais, empregadas domésticas na cidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com