TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  9/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Eu espero que o estágio me traga uma ampla fonte de conhecimento e experiência, para que eu possa colocar em prática o que aprendi em sala.Que eu possa trocar com os alunos, quero ensinar e aprender com eles para que seja uma troca justa e satisfatória.

E no estágio que eu pretendo me encontrar por completo e me apaixonar ainda mais pela profissão que escolhi,vou me dedicar e dar o melhor de mim.

O estágio me expõe a situação reais do dia a dia que vou encontrar em sala de aula, e assim eu vou ter uma visão ampla de tipos de situações me esperam ao final do meu curso.

2. OBJETIVOS

Refletir a respeito das principais ações de um educador para a infância, o cuidar e o educar no cotidiano do trabalho com as crianças de 0 a 5 anos;

Planejar, desenvolver e avaliar propostas pedagógicas para o trabalho na creche valorizando o brincar como atividade principal de infância.

Criar condições onde a criança possa vivenciar o desenvolvimento de habilidades de interação, participação, convivência.

Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvimento atitudes de ajuda e colaboração.

3. DESENVOLVIMENTO

Instituição Escolar

3.1  HISTÓRICO DA ISTITUIÇÃO

O Educandário Leonel da Costa Cardoso foi fundado em 17/09/1996 dando continuidade ao trabalho que estava sendo desenvolvido na escola “Sementinha do Saber”. A diretora Cátia junto a uma amiga entraram em uma sociedade fundando então a escola, que no inicio só trabalhava com o maternal.

Em 2009 com uma demanda muito maior de alunos Cátia e sentindo a necessidade de implantar o ensino fundamental, a escola passou por uma reforma, e o espaço foi adaptado para receber um número maior de alunos passando a ser chamado Educandário Leonel da Costa Cardoso em homenagem ao filho da diretora.

Em 2012 com a escola já reconhecida no bairro e muito conhecida pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, Cátia mais uma vez ampliou a escola, deixou de atender o maternal e passou a atender somente da Educação infantil ao 5º ano do fundamental e  mudou sua razão social agora para atual Educandário Leonel da costa Cardoso.

3.2 LOCALIZAÇÃO

O Educandário Leonel da Costa Cardoso está localizado à rua Leonel da Costa Cardoso 163,Outeiro das Pedras- Itaboraí.

O bairro é caracterizado por um nível sócio-econômico médio.As residências são de alvenaria. O saneamento básico é satisfatório.O bairro de um modo geral conta com poucas opções para lazer.Dessa forma o lazer fica dividido entre televisão e jogos de vídeos. A religião fica dividida entre fiéis da Igreja Católica e Evangélica de várias denominações.

As atividades econômicas contam com bares, supermercado,farmácias,casa de ração,clinica veterinária,depósitos de doce,papelarias entre outros.E a segurança fica por responsabilidade da 71º D.P de Itaboraí.

3.3 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

A escola funciona em dois turnos ,sendo o primeiro de 7h:00min ás 11h:00min e o segundo turno de 13h:00min ás 17h:00min horas. A escola atende alunos da Educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.

 A escola dispõe de 4 salas de aula,banheiros masculino e feminino, banheiro para funcionários,sala de direção,secretária,sala de informática contendo um computador por aluno,um pátio coberto e uma pequena área descoberta.

A escola no entanto não é muito grande porém os espaços são bem divididos tornando assim um espaço bem aconchegante.

É atendida por uma diretora geral,uma diretora adjunta,uma orientadora pedagógica,uma secretária,uma auxiliar para as turmas de maternal,uma professora na sala de informática,seis professores e um servente.

3.4 CONDIÇÕES FÍSICAS E MATERIAIS

De uma forma geral durante o tempo que estive na escola percebi sempre uma ótima organização referente as condições físicas da escola,uma parte da escola é pintada e outra parte coberta por azulejos,no que se refere a limpeza as salas e todas as demais dependências estão sempre limpas. Possui lixeiras espalhadas por toda a escola e com isso não se vê nem papel no chão. A sala é muito organizada e toda decorada.

A escola dispõe de alguns recursos materiais como: som,bebedouro com elemento filtrante, geladeira,mobiliário completo,brinquedos para educação infantil.

3.5 GESTÃO

A diretora da escola é muito presente,se encontra na escola todos os dias nos dois turnos,está sempre disposta a atender as necessidades dos alunos,seus funcionários e os pais,sempre lhes dando o suporte necessário.

Quando a diretora se ausenta por um motivo ou outro a escola conta com uma diretora adjunta e uma orientadora pedagógica que também estão sempre muito presentes ajudando a resolver qualquer problema que possa surgir,dando apoio e suporte.

O que pode perceber é que é uma equipe muito unida e empenhada a desenvolver um ótimo trabalho.

O gestor escolar tem de se conscientizar de que ele, sozinho, não pode administrar todos os problemas da escola. O caminho é a descentralização, isto é, o compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários (Paro, 2008, p.130)

                                                                                                                             

3.6 RELAÇÃO COMUNIDADE/CLIENTELA

A escola busca trabalhar em parceria  com a comunidade escolar,com isso a escola sempre promove eventos educativos como por exemplo a feira do livro que é feitas todos os anos,no qual esse evento é aberto tanto para as famílias como para toda a comunidade.Isso acontece também nas festas juninas que acontece sempre na rua e conta também com o apoio da comunidade para que seja realizada,inclusive no que se refere a segurança.

E uma parceria que dá certo e com isso o trabalho com a educação não fica restrito somente na escola e sim a uma troca entre escola,família e comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com