TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  9.916 Palavras (40 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 40

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

4        PLANOS DE AULA        5

5        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23



  1. INTRODUÇÃO

O presente estágio de docência na Educação Infantil tem como objetivo primordial aprimorar a prática pedagógica em sala de aula envolvendo os educandos. Realizou-se, então, uma observação participativa em três diferentes turmas com faixa etária entre quatro e seis anos do Pré-escolar (Pré A1, Pré B1 e Pré B2) e também o período de regência com crianças na faixa etária de cinco a seis anos da turma Pré B1, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edílio Luiz Chesties, de Nova Alvorada/RS. O tema desenvolvido foi sobre a Semana Farroupilha, a regência aconteceu no período de 11/09 até 18/09/2017, onde foi trabalhado o conhecimento e a valorização da tradição gaúcha e seus costumes.

O período de estágio é fundamental, pois além de trazer a realidade da sala de aula, os desafios que o professor encontra e como lidar com as crianças em situações delicadas além de colocar em prática todo amor pela profissão escolhida é muito satisfatório.

A educação infantil é uma etapa imprescindível para a construção e formação da personalidade dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem. É nesta etapa que se constroem novos saberes e valores sociais necessários para uma boa relação com o outro, valores, como o respeito, a cooperação, a igualdade, a autonomia, a solução de conflitos de forma pacífica, além do brincar que é importantíssimo. Ao pensar na função pedagógica da educação infantil tem como pressuposto um trabalho que toma a vivência e os conhecimentos prévios da criança como ponto de partida e amplia, com o objetivo de levá-la a construção de novos conhecimentos valorizando suas descobertas e respectivas manifestações incentivando sua forma de comunicar-se, sua criatividade e espontaneidade num ambiente que propicie experiências prazerosas.

 


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Edílio Luiz Chesties, localiza-se na Avenida Frei Manoel, esquina com a Rua Ângelo Campagnollo, no bairro centro, município de Nova Alvorada/RS, sob a jurisdição da 25ª Coordenadoria Regional de Educação. Funciona nos turnos matutino e vespertino nos horários, manhã 7h25min às 11h25min e a tarde 13h15min às 17h15min de 2ª a 6ª feira. Atualmente atende cento e setenta e sete (177) alunos. No turno matutino a escola funciona do 5º ano ao 9º ano e no turno vespertino Pré-escolar até o 4º ano. A Pré-escola é dividida em quatro turmas Pré A1 com 9 alunos, Pré A2 com 13 alunos, Pré B1 com 15 alunos e Pré B2 com 15 alunos cada. O 1º ano é composto por 15 alunos, o 2º 4 alunos, 3º ano 8 alunos, 4º ano 14 alunos, 5º ano 8  alunos, 6º ano 21  alunos, 7º ano  20 alunos, 8º ano  17 alunos e o 9º ano 18 alunos. Atuam no estabelecimento 25 funcionários, sendo: 17 professores, 1 coordenadora, 3 serventes, 2 cozinheiras, 1 secretário e a diretora. O imóvel é novo, amplo e os espaços são utilizados para os fins que lhe são destinados. Os departamentos que funcionam na escola são: Secretaria, sala dos professores, laboratório de informática, laboratório de ciências, salas de aula, cozinha, refeitório, depósito, lavanderia, auditório, biblioteca, sala de vídeo, sala para guardar materiais, sala de atividades, espaço físico para sala de recurso, banheiros masculino, banheiro feminino, banheiro para os professores, quadra coberta e um parquinho. A estrutura física atende aos objetivos que a escola propõe. É adequada para a oferta da educação infantil e ensino fundamental, sem que haja prejuízo aos níveis ofertados.

As crianças recebem duas (2) refeições diárias, sendo o lanche de manhã às 9h40min, à tarde o Pré-escolar às 14h45min e 1º ano ao 4º ano às 15h. Na alimentação há um rigoroso controle feito por uma nutricionista que elabora os cardápios semanalmente, acompanhando todo o processo de preparação, bem como a escolha por alimentos saudáveis e de boa qualidade.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Edílio Luiz Chesties foi criada e denominada pela Lei Municipal pela Lei nº 819/2003 de 03 de outubro de 2003, com o Regimento Escolar aprovado pelo Parecer CEED nº 430/2002, de 03 de abril de 2002, e credenciada e autorizada a funcionar pelo Parecer CEED nº 187/2006, de 14 de março de 2006.

É uma escola ampla e bem organizada fisicamente deixando o ambiente propicio para uma boa aprendizagem por parte do aluno e com subsídios para os professores prepararem suas aulas. A escola oferece ensino, com ênfase à inclusão de alunos com necessidades especiais, onde há profissionais preparados para recebê-los.

Todos os profissionais da escola possuem curso superior completo e muitos com pós-graduação concluída e alguns e alguns em fase de conclusão da mesma. Os professores também participam da formação continuada, realizada durante o período de recesso escolar, onde profissionais qualificados são contratados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, e Turismo, para realizarem a formação.  Dentro das possibilidades, a escola oferece aos seus alunos aulas que são proporcionadas em forma de oficinas pedagógicas, observando 1/3 (um terço) das horas necessárias para que o professor possa fazer seu planejamento: reforço escolar (turno inverso), informática, educação física, contação de história, inglês, dança e música. É fornecido também material escolar de uso didático, uniforme escolar, atendimento odontológico, atendimento de fonoaudiologia, atendimento de psicologia e transporte gratuito, pois muitas crianças e jovens são da zona rural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.8 Kb)   pdf (358.5 Kb)   docx (103.3 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com