TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Educação Infantil

Por:   •  2/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  7.100 Palavras (29 Páginas)  •  2.786 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

DJALMA BARBOSA DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Eunápolis

2015

DJALMA BARBOSA DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico:

Tutor de sala: Maria da Conceição Dias dos Santos

Eunápolis

2013


1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste estágio na educação infantil, é considerar uma nova proposta educacional baseada em uma metodologia integrada entre profissionais da Educação Infantil e crianças de 4 a 6 anos de idade. É possível, portanto, priorizar uma busca de conhecimentos de forma prazerosa e espontânea para a matemática na Educação Infantil. A aplicação dessa proposta educacional não pode ser um fenômeno isolado. Por isso, é imprescindível que a criança adquira conhecimentos matemáticos, e para isso, é preciso conhecer a forma de aprendizagem das crianças e oferecer condições para que tal feito aconteça.

É fundamental que haja construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil. E estes ocorrem, a partir do conhecimento lógico da criança favorecido pelas possibilidades a ela oferecidas ao interagir com o meio físico e social. É importante e necessário que as crianças afetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo, assim, a estrutura lógica de maneira sólida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas.

        

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A Escola Infantil Be a Bá, é composta por 22 funcionários, entre professores, funcionários de apoio, direção e 12 pedagogos.  Tem 220 crianças matriculadas regularmente na instituição. Seu funcionamento se dá nos turnos matutino e vespertino.

De acordo do o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Infantil Be a Bá, O currículo deve ser um processo que privilegia a formação do homem em sua totalidade, de forma crítica, reflexiva e integrada no contexto sócio-político-econômico e cultural, tornando-o um ser autônomo, sendo capaz de atuar numa sociedade em constante transformação. Assim, compreendido a partir desse entendimento, os conteúdos não podem se restringir aos clássicos componentes que derivam das disciplinas. E, no início da escolarização, deve ser pensado de maneira totalizadora, pois se trata de um projeto educativo amplo, que refletirá todos os objetivos pretendidos na escolarização, em função das modificações que a escola, como instituição educativa, vem sofrendo nesse processo de reconstrução da própria sociedade.

Portanto, é com uma visão holística que a Escola Be-a-bá conceberá os conteúdos, por um lado, como a concretização dos propósitos da Instituição e, por outro, como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O objetivo desse estágio, visa aperceber da necessidade de compreensão por parte do professor que atua na Educação Infantil, com crianças ainda na tenra idade entre 4 e 6 anos, no processo de ensinar e aprender matemática, a começar na Educação Infantil, visando colocar essas crianças num patamar em que essas acreditem  no trabalho que realizam e no próprio conhecimento adquirido.  

O estágio nos leva a interagir e perceber a realidade na educação Infantil, nos colocando em contato direto com as crianças, sedentas pelo conhecimento. Nesse contato, nos é oportunizado observar como é possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso de pedagogia, com a realidade profissional. E essas experiências vivenciadas certamente são muito interessantes e enriqueçerá em nossa vida e formação profissional.

As pesquisas que me levaram apresentar o presente relatório são norteadas na teoria de Piaget, em consonância com o trabalho de experimentação em sala de aula. As ações que permitem colocar em prática a matemática baseada no contexto da realidade do aluno, permite ao mesmo, estruturar seu pensamento. E a partir daí, o desenvolvimento infantil se dá a partir das relações que as crianças estabelecem com o mundo, sendo que o perguntar, o observar, o interpretar, o interagir e o registrar os fatos devem fazer parte das atividades nessa fase de desenvolvimento.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio – fundamentado no P.P.P. ou outro documento da instituição  

Descrever o espaço na qual o  Estágio Supervisionado II se realizou (descrever aspectos em forma de relato):

- Instituição: Escola Infantil Be a Bá

- Turnos: Diurno (Matutino e vespertino)

- Cursos ofertados: Do 1º ano ao 5ª ano – Diurno

- Carga horária: 800 horas - Dias Letivos: 200

- Histórico da instituição:

        A Escola Infantil Be a Bá, desde sua fundação, priorizou condições para promover o desenvolvimento da criança nos aspectos afetivo, cognitivo, social e perceptivo-motor, que sejam capazes de criticar, comprovar e não aceitar sem refletir o que lhe é proposto, bem como, escrever sua liberdade e autonomia de acordo com valores sociais, morais, culturais e éticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (225 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com