TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De Estagio

Artigo: Manual De Estagio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Manual de Estágio Obrigatório para Curso de Pedagogia

Este documento tem por objetivo orientar sobre os procedimentos relativos à orientação do estágio obrigatório.

Acreditamos que as orientações inseridas neste manual poderão colaborar, fornecendo subsídios e segurança necessária para a execução de todas as etapas do estágio.

O Estágio como “[...] ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho” (BRASIL, 2008, p.1-2, art. 1º) visa proporcionar ao estudante experiências práticas que complementem o seu aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humano.

De acordo com a Lei 11.788/08 (BRASIL, 2008), em seu art. 2º, o Estágio poderá ser Obrigatório ou Não-Obrigatório.

Estágio Obrigatório: é aquele que consta na Matriz Curricular, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

Estágio Não-Obrigatório: é aquele desenvolvido pelo aluno em período que, não consta a disciplina de Estágio na Matriz Curricular.

Para a realização do Estágio Obrigatório são necessários vários procedimentos realizados pelas partes: a Universidade, o Aluno, o(a) Concedente de Estágio e, a critério das partes, o agente de integração. Das Obrigações da Universidade Anhanguera – UNIDERP celebrar Termo de Compromisso com o educando ou com seu representante ou assistente legal, quando ele for absoluta ou relativamente incapaz, e com a parte concedente, indicando as condições de adequação do Estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar. Indicar professor orientador, da área a ser desenvolvida no Estágio, como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário; exigir do educando a apresentação periódica, em prazo não superior a 6 (seis)meses, de relatório das atividades; comunicar à parte Concedente do Estágio, no início do período letivo, as datas de realização de Avaliações Escolares ou Acadêmicas.

Conforme a Lei 11.788/08 (BRASIL, 2008) cabe a Parte Concedente: celebrar Termo de Compromisso com a Instituição de Ensino e o educando, zelando por seu cumprimento; o estagiário se compromete a desempenhar as atividades que o(a) Concedente estabelecer, desde que estejam relacionadas com o curso para o qual está matriculado,

Regulamentação Pedagógica

Regulamentação do Estágio Supervisionado tem como objetivo proporcionar ao estudante experiências práticas que complementem o aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana. Organização do Estágio

As disciplinas de estágio estão subdividas em 4º semestres, iniciando na 4ª série do

Curso de Pedagogia, de acordo com a distribuição abaixo:

Semestre Disciplinas CH

4º Estágio Supervisionado na Educação Infantil 100

5º Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I 100

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com