TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Sistema de Gestão Integrado num Matadouro de Aves

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.003 Palavras (13 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 13

Manual de Sistema de Gestão Integrado num Matadouro de Aves

[pic 2]

Trabalho Realizado por:

Marco Maurício

Gabriela Francisco

Índice

1.        Siglas e Abreviaturas        3

2.        Apresentação e História da FLMC, S.A.        5

3.        Organograma        7

Missão        7

Visão        7

Valores        8

  1. Siglas e Abreviaturas

SA – Segurança Alimentar

SGI – Sistema de Gestão Integrado

SST – Segurança, Saúde no Trabalho

ONG´s – Organismos Geneticamente Modificados

IPQ – Instituto Português da Qualidade

SGSST – Sistema de Gestão de Segurança, Saúde no Trabalho

PG – Processo de Gestão

PN – Processo de Negócio

PS – Processo de Suporte

O Manual SGI encontra-se identificado com um título em todas as folhas, data de emissão, número da revisão, indicação do número de páginas vs número total de páginas, número de capítulos e número de cada secção e responsáveis pela elaboração, verificação e aprovação.

A identificação da revisão do Manual SGI pode ser feita de modo sequencial (1,2,3,…), em todas as páginas.

A revisão do Manual SGI pode ser feita por capítulos, pois a revisão de um capítulo não implica a revisão de todo o Manual.

A revisão do Manual SGI é feita sempre que o sistema sofra alterações decorrentes ou da introdução de novas práticas.

A revisão do Manual SGI é efetuada pela Gestão de Topo e os responsáveis por cada Departamento onde são discutidos todos os parâmetros necessários para a sua modificação e/ou alteração.

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

Manual SGI

Doc. Referência

MSGI

Data de Emissão

09/04/2019[pic 10]

Capítulo I - Introdução[pic 11]

Revisão do Capitulo[pic 12]

0

Página

4de

[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

  1. Apresentação e História da FLMC, S.A.

Área: Matadouro de carnes de aves

Nome: FLMC, S.A.

Processo: Abate, embalamento, transformação / produção e comercialização de aves embaladas

Capital Social: 100.000€

[pic 18]

A empresa FMLC, S.A. está localizada na Zona Industrial de Taveiro, em Coimbra. O Centro de Abate, Figura 1, possui uma área de 9000 m².[pic 19]

Dedica-se ao abate, embalamento, transformação / produção e comercialização de aves embaladas, especificamente frangos.

Fundada em 2013, a FML, S.A., orgulha-se de ser uma empresa em crescimento na zona norte e centro foco atual de atuação, embora não descurando a aposta a curto prazo na zona sul do país.

A excelência da sua performance é fruto de vários fatores, salientando a produção de produtos de qualidade a preços competitivos, a inovação regular, a formação contínua e uma excelente equipa de colaboradores (as) competentes e empenhados.

Uma das preocupações da FMLC, S.A., é o acompanhamento das necessidades e desejos dos clientes proporcionando-lhes os melhores produtos. Concilia o seu crescimento sustentado com uma enorme responsabilidade quer a nível da qualidade e Segurança Alimentar, quer a nível social e ambiental agregando todas as partes interessadas relevantes.  

Um dos objetivos principais da empresa é continuar a apostar no desenvolvimento e no lançamento de produtos inovadores, de forma a reforçar liderança no mercado e a garantir a preferência e a confiança da marca, por parte dos consumidores. Outro dos objetivos é a preocupação acrescida da Qualidade dos produtos e a Segurança Alimentar, bem como a prática de valores éticos e de responsabilidade.

A FLMC, S.A., conta hoje com 350 trabalhadores, tem a ambição de incrementar mais postos de trabalho atendendo a sua visão estratégica de desenvolvimento.

[pic 20]

Figura 1 – Planta do Centro de Abate – Taveiro

O abate de frangos tem uma capacidade de 5000 frangos por hora, uma linha de desmancha automática com capacidade de 2000 frangos por hora, preparação e desossa automática de carne de aves.

O matadouro enquadra-se no setor de abate e desmancha (corte e desossa) de aves (frango industrial e frango de campo), com acondicionamento e armazenagem frigorífica de carnes de aves refrigeradas, em caixas de plástico a granel, à embalagem em cuvete de atmosfera protetora e vácuo. Encontra-se instalada várias linhas de embalagem, em vácuo, cuvete em atmosfera protetora e saco, possuindo o símbolo alimentar.

  1. Organograma

A empresa FLMC devido à dimensão e extensão que a empresa apresenta e tem vindo a adquirir optou por um lado maximizar a rapidez do fluxo de informação dentro dos vários níveis através de um sistema informático centralizado e partilhado em rede e, por outro lado, tal como o Organograma (Anexo 1) refletem, uma estrutura relativamente descentralizada, no sentido de permitir uma maior eficácia e rapidez na tomada de decisão dentro da empresa.

  1. Visão, Missão e Valores

Missão

Ser competitiva e sustentável promovendo o consumo de frango, apresentando sempre produtos e serviços de excelência na área alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (488.8 Kb)   docx (460.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com