TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção Preventiva

Por:   •  17/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

CONCEITOS

A manutenção preventiva obedece a um padrão previamente esquematizado, que estabelece paradas periódicas com a finalidade de permitir a troca de peças gastas por novas, assegurando assim o funcionamento perfeito da máquina por um período predeterminado.

O método preventivo proporciona um equilíbrio necessário ao bom andamento das atividades.

O controle das peças de reposição é um problema que atinge todos os tipos de indústria. Para se ter uma diminuição sensível dos estoques, temos que organizar os prazos para reposição de peças. Se uma peça de um conjunto que constitui um mecanismo estiver executando seu trabalho de forma irregular, ela acarretará uma sobrecarga nas demais peças, diminuindo a vida útil do conjunto, com isso, resolveremos esse problema com a troca da peça com antecedência, para que as demais peças não se danifiquem também.

Nunca improvisar, improvisar é sinônimo de prejuízo, pode-se até evitar a paralisação da produção, más, perde-se em eficiência. Para que isso não ocorra devemos aplicar métodos preventivos que serão estabelecidos pelos técnicos de manutenção.

Os industriais descobriram que quando a máquina funcionava interruptamente, acarretavam vários problemas, que hoje são evitados com paradas preventivas, para lubrificação, troca das peças gastas e ajustes.

Os relatórios ajudam suprimir as inconveniências das quebras inesperadas, evitando o desespero do pessoal da manutenção corretiva em relação às trocas rápidas e improvisações.

A aplicação do sistema de Preventiva deve abranger todos os setores da indústria, garantido um bom entrosamento entre eles, essa liberdade é fundamental para o funcionamento desse sistema.

A preventiva nunca deve ser confundida como um órgão de comando, ela é apenas um apoio ao sistema fabril, o segredo do sucesso da preventiva é o entendimento dos conceitos pelo pessoal da fábrica, tanto operários quanto a presidência.

A cooperação dos técnicos é um fator importante para a manutenção preventiva. A manutenção preventiva exige um plano para sua própria melhoria, por meio do planejamento, execução e verificação dos trabalhos, tendo em vista a elevação dos níveis de controle.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Objetivos

Normalmente os principais objetivos das empresas são:

1- Redução de custos.
2- Qualidade do produto.
3- Aumento de produção.
4- Preservação do meio ambiente.
5- Aumento da vida útil dos equipamentos.
6 -Redução de acidentes do trabalho.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Desenvolvimento

Se uma indústria não tiver uma manutenção preventiva, essa terá que percorrer as seguintes fases iniciais de desenvolvimento:

1- Decidir qual o tipo de equipamento que deverá marcar a manutenção preventiva com base no feeling da supervisão de manutenção e de operação.
2- Fazer o levantamento e o cadastramento de todos os equipamentos para iniciar a instalação da manutenção preventiva.
3- Redigir o histórico dos equipamentos.
4- Elaborar os manuais de procedimentos para a manutenção preventiva.
5- Enumerar recursos humanos e materiais.
6- Apresentar o plano para a gerência e para a diretoria.
7- Treinar e preparar a equipe de manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com