TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento Escolar

Ensaios: Mapeamento Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD

ARTIGO CIENTÍFICO

MEIRE HARTT DA SILVA......... LOGIN: 110100230

FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA DE SUCESSO

PRIMAVERA DO LESTE-MT

2014 / 11º PERÍODO

MEIRE HARTT DA SILVA......... LOGIN: 110100230

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE LICENCIATURA PEDAGOGIA – EAD

ARTIGO CIENTÍFICO

FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA DE SUCESSO

Projeto de Pesquisa para elaboração do TCC, do Curso de Especialização em Pedagogia apresentado à Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. Aide Mara Bachtold Dias

PRIMAVERA DO LESTE – MT

2014/11º PERÍODO

1- MAPEANDO OS CAMINHOS

1.1-TEMA

FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA DE SUCESSO

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Pesquisar as alternativas para que família e escola possam estar se unindo para o melhor atendimento e também desenvolvimento dos processos de ensino aprendizagem dos educandos.

2- PROBLEMA DE PESQUISA

Como os professores e também os demais funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, juntamente com os familiares podem estar contribuindo para que os alunos possam se tornar futuros cidadãos, críticos capazes de conhecer seus direitos e também deveres perante a sociedade em que vivem e convivem?

3 OBJETIVOS DA PESQUISA

3.1 OBJETIVO GERAL

Estimular o diálogo com os pais e possibilitar-lhes, também, obter um ganho enquanto sujeitos interessados em evoluir e se aperfeiçoar e como

seres humanos e cidadãos compromissados com a transformação da realidade escolar de seus filhos.

3.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1-Respeitar os conhecimentos e valores que as famílias possuem.

2-Evitar qualquer tipo de preconceito e favorecer a participação dos componentes da instituição familiar em diferentes oportunidades.

3-Desenvolver a prática de assumir responsabilidades em conjunto.

4-Enfatizar a importância dos resultados alcançados pelos alunos e manter um clima escolar positivo à solução de problemas

5-Estabelecer na escola um sentido comum, de cumplicidade, de família, no desenvolvimento dos objetivos educacionais.

4 JUSTIFICATIVA

A necessidade de que exista uma relação construtiva e estável entre educadores e família faz-se necessário para diminuir os conflitos que sempre foram pontuados nas instituições, acusa-se muito a família pelos problemas educacionais, esquece-se, no entanto, de questionar e observar porque isto está acontecendo, sabe-se que são vários os fatores que estão influenciando e o principal deles é a preocupação com a sobrevivência familiar.

As mudanças sociais, que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea, como por exemplo, a maior participação da mulher no mercado produtivo traz como conseqüência a necessidade de dividir as responsabilidades de criação dos filhos e o provimento da família, deixando a educação cada vez mais sob a responsabilidade de sistemas extra familiares como creche e escola.

Sendo assim, a escola é cada vez mais cobrada quanto a sua função e deve aproveitar desse momento para estabelecer um vínculo com a família, essa troca é fundamental para o bom desempenho da escola, da família e da criança.

A presença de pais e mães na vida escolar como propõe o Ministério de Educação tem muito a contribuir com o processo educativo, pois servirá como incentivo para que perseveremos cada vez mais neste caminho, pois será através dele que o Brasil poderá resignificar a escola, a educação e o educador.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

A família e a escola são duas instituições sociais de maior importância na formação da criança. É nestas duas instâncias que a criança inicia o seu aprendizado nas relações interpessoais. É no curso de suas relações sociais (atividades interpessoal) que os indivíduos produzem, se apropriam (de) e transformam as diferentes atividades práticas e simbólicas em circulação na sociedade em que vivem, e as internalizam como modos de ação/ elaboração “próprios” (atividades intrapessoal), constituindo-se como sujeitos (VYGOTSKY; FONTANA, 2000, p. 11).

Nesse processo a criança reconstrói os conhecimentos externos compartilhados entre família e escola, internalizando-os. E na internalização o processo interpessoal transforma-se em intrapessoal e o sujeito passa a dirigir o seu próprio comportamento.

Desta forma, a relação entre esses dois sistemas é de fundamental importância para o crescimento harmônico da criança, visto que ambos devem compartilhar a ação educativa.

De acordo com Buscaglia (1993, p. 309) “A comunicação entre a escola e a família é tão importante que sempre deve haver um tempo reservado para essa atividade”.

É evidente que, sendo o desenvolvimento um processo global, qualquer dificuldade está relacionada tanto as características próprias da criança quanto as atitudes da família e da escola afetando sempre a criança enquanto pessoa.

A entrada da criança na escola é um momento em que ela se confronta com um espaço novo. Neste espaço, há adultos e crianças até então desconhecidas, há regras e normas diferentes daquelas que regem a vida familiar. A criança, freqüentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com