TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Industrial

Dissertações: Marketing Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA

1) Escolha uma empresa real e explique o ambiente de marketing da mesma, enfatizando os seguintes pontos:

• A empresa- Riachuelo é a maior empresa de moda do Brasil e conta com 184 lojas distribuídas por todo o País, dois parques industriais e 35.000 funcionários.

• Os fornecedores- tem sua própria distribuidora com canal direto de distribuição dos produtos do Grupo Guararapes, que é o maior grupo de confecção de roupas da América Latina.

• Os intermediários do marketing;

• Os clientes;

• Os concorrentes;

• O público;

• O ambiente natural;

• O ambiente tecnológico.

2) Na primeira aula “O Papel do Marketing na Economia” vimos o papel do marketing na Política Brasileira. Faça um breve relato histórico de no mínimo dez linhas sobre o a influência do marketing no Brasil.

A influência do marketing no Brasil sugere que sua formação tem base conceitual influenciada pelo marketing americano, alicerçada fundamentalmente em uma visão gerencialista, técnica e planejada. O Marketing no Brasil teve seu inicio no final da década de 60, a palavra Marketing circula no Brasil com quase a mesma frequência e intensidade que expressões como democracia. O Marketing no Brasil demorou a ser conhecido ao ano de 1986, Marketing era visto como uma espécie de rito secreto. Hoje, felizmente, o Marketing não é mais considerado um tabu no Brasil. Percebemos, então, que a iniciação do Marketing no Brasil se deu com grandes dificuldades, a começar pelo próprio nome que não sabia ao certo seu significado e depois os preconceitos comparando o Marketing com rito secreto. O Marketing era visto como uma função distinta e singular da atividade comercial, porém, em 1960 passa a se desenvolver a partir das necessidades dos clientes e ainda limitado ás ações de mercado. Entretanto na década de 70 o marketing além de focar o cliente, cuida de assuntos sociais mais amplos; visa não somente satisfazer as necessidades dos clientes, mas proporcionar satisfação maior do que oferecida pelos concorrentes. Com a evolução do marketing apareceram novas tendências, e com a diminuição do número de intermediários entre produtor e consumidor; a industrialização estimulou a diversificação nas atividades de marketing, os meios de comunicação criaram novos métodos de publicidades e promoção, além disso aumentaram os esforços dos produtores em atender as preferências individualizadas.

3) Na aula 04 da disciplina de Marketing Industrial foi apresentado o fluxo de informação de Marketing. Disserte sobre a importância desse fluxo, levando em consideração a relação entre as pessoas envolvidas e o mercado-alvo.

4) Na aula 2 abordamos sobre o Marketing e a Gestão da Qualidade, então disserte sobre a integração do marketing e a gestão da qualidade dando destaque aos tópicos a seguir:

• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com