TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing The Boston Consulting Group

Por:   •  28/9/2020  •  Resenha  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

Instagram:

Um estudo feito pela The Boston Consulting Group e apoiado pelo Google apontou que mesmo as principais companhias nacionais estão longe de aproveitar o poder total do marketing digital. A pesquisa, realizada com mais de 60 empresas em dez segmentos diferentes, confirmou que o marketing digital ainda requer um longo caminho no país para ser totalmente eficaz.

Mas espera, você já se perguntou o que é Marketing e quais são os seus principais fundamentos e princípios?

Hoje você vai entender como funciona, acesse o nosso blog e fique por dentro desse assunto que está ajudando cada vez mais empresas a melhorarem suas atividades. Link na bio

Blog:

Primeiramente pergunto, o que você acha que seja o Marketing? Pense com cuidado na resposta. Aposto que tenha imaginado o que a maioria das pessoas acha: Marketing é venda, propaganda ou publicidade. Mas não é bem assim. Todos esses fatores fazem parte dele, mas na verdade, o conceito vai muito além dessas definições.

Marketing é uma ciência de estudo do consumidor. É fazer com que todas as atividades aconteçam em volta desse consumidor, e ao mesmo tempo, criar e agregar valor satisfazendo as partes interessadas na organização. Ele começa, por exemplo, estudando o cliente para saber exatamente quais são suas características, necessidades e seus desejos.

Diante do atual mercado competitivo das marcas, produtos, serviços e informações diferenciadas, essa ciência irá trazer para você uma “caixa de ferramentas” para que o consumidor, ou seja, o seu público, decida realizar a compra na sua empresa, ou faça opção pela sua marca. Ou seja, o objetivo principal dessa ciência é suprir as necessidades do cliente de forma lucrativa.

“Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, produtos e serviços para criar trocas que satisfação metas individuais e organizacionais.” (CHURCHILL e PETER, 2000).

Há alguns anos, o Marketing desenvolvia atividades organizacionais para trabalhar com a massa, ou seja, vender para todas as pessoas. Hoje não. Atualmente caminhamos para o Marketing segmentado, voltado para o seu cliente específico.

Ele foca, principalmente, em 4 etapas:

Primeira etapa: Procurar produzir bens e serviços que atendam aos desejos do público;

Segunda etapa: Escolher o preço certo para esses produtos;

Terceira etapa: Distribuição eficiente e ágil;

Quarta etapa: Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa, eletrônica, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, e outros).

Você conhece o conceito de 4 Ps do Marketing? Esse conceito se refere a um produto ou serviço em quatro pontos-chave:

[pic 1]

Fonte: https://rockcontent.com/blog/4-ps-do-marketing/

Quando estiver definido o PRODUTO, você deve levar em consideração o padrão de qualidade, características, variedade, serviços oferecidos e outros. A partir daí, o PREÇO precisa ser definido, que é o valor no qual será cobrado pelo que você oferece. Um fato a analisar é se irá trabalhar em preço com desconto, se vai fazer financiamentos, prazos e preços diferenciados, se irá aceitar cartão ou não e outros.

Na PROMOÇÃO é a forma como você irá se comunicar. Será utilizada propaganda? Se sim, qual tipo? Promoções, cupons, sorteios, brindes, concursos, propagandas? Como você irá trabalhar com o cliente?

A PRAÇA ou ponto se relaciona com a distribuição. Em quais lojas você irá colocar os produtos, como serão distribuídos, qual será a quantidade de estoque necessário, como será a logística e o transporte, e se as lojas terão todos os produtos ou se serão exclusivos.

Esses são os 4 P’s que o cliente tem contato. Quando você compra de uma empresa, você tem contato com produto que ela está te vendendo, com o preço que ela está praticando, com as comunicações que ela faz, seja por meio das forças de vendas, promoções ou propagandas. Você não tem contato com o posicionamento que ela deseja e nem com o segmento alvo. Mas você pode intervir sobre o posicionamento da empresa por meio da forma de como ela trabalha o seu composto de marketing.

Observe o esquema abaixo:

[pic 2]

Primeiramente é preciso analisar o contexto de marketing, saber o que se passa no ambiente, o que se passa na mente do consumidor, qual é a necessidade do cliente, qual o seu comportamento de compra, como ele decide a respeito de um produto. Esse é o conceito no qual referimos no quadro como análise das necessidades e comportamentos do consumidor e análise do contexto de marketing.

É preciso entender isso muito bem para traçar claramente os objetivos estratégicos da organização. A partir daí você consegue fazer a proposta de valor e entender o seu posicionamento no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (228.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com