TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material Sustentavel

Artigos Científicos: Material Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

. MATERIAIS SUSTENTAVEIS

Ecoprodutos são todos artigos de origem artesanal ou industrializada, que sejam não poluentes, atóxicos, benéficos ao meio ambiente e á saúde dos seres vivos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Como saber se o material/tecnologia é sustentável ou menos impactante?

Matéria-prima – é virgem ou reciclada? Como é extraída? É um recurso renovável?

Qual é o processo produtivo? Apresenta baixo consumo de energia? E de água? O processo é poluente? (ar, água, terra, som). Gera que tipo de resíduos?

O produto é poluente?

Sua instalação, manutenção gera resíduos?

Como é a logística de distribuição do produto? Consome muita energia?

E a embalagem? Possui potencial de reciclagem ou de reuso?

Possui algum tipo de certificação ( tipo ISSO 14001) ou SELO?

Entre os anos de 2009 e 2012, o numero de prédios brasileiros que obtiveram certificação verde cresceu 412%.

1.1 ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Em qualquer construção civil, seja ela uma casa, hospital ou prédio empresarial, faz-se necessária a existência de um piso, de paredes, de uma tubulação e de um telhado..

CONCRETO VERDE

Concreto desenvolvido elimina espaços vazios e torna-se mais resistente.

O concreto verde, além de emitir menos dióxido de carbono, é mais resistente porque, ao ocupar os espaços vazios, ele se torna mais consistente e pesado, demorando mais inclusive para ser substituído. Por isso que o concreto ecologicamente correto tem uma utilidade importante também para o mercado.

Pesquisadores da USP começaram a produzir um concreto sustentável que é mais resistente do que o cimento tradicional. O cimento, que é a base do concreto, foi diminuído da fórmula para que um aditivo superplastificante pudesse ser colocado. Composto por policarboxílicos, o aditivo cobre “os vazios dentro do concreto”.

“O aditivo cria repulsão entre as partículas de cimento e é como se você tivesse mais cimento reagindo, o que torna o concreto mais fluido. Como ele é fluido, apenas seu peso já é suficiente para moldá-lo”.

ECOFIBRA- PP

ECOFIBRA-PP é uma nova geração de microfibra de polipropileno para reforço de concreto; desenvolvida com tecnologia que possibilita aliar o diâmetro ultrafino da fibra com elevada resistência.

Devido a dezenas de milhões de filamentos existentes em um metro cúbico de ECOFIBRA-PP, um entrelaçamento tridimensional extremamente denso ocorre no interior do concreto. Esse entrelaçamento feito por filamentos de elevada resistência e elevado módulo eliminam a ocorrência de fissuras a nível microscópico.

Dessa maneira, a indústria do aço que emite 1,46 toneladas de CO2 para cada tonelada de aço produzido, não terá mais de fabricar tanto material. O setor de construção civil no país consome mais de 30% na produção nacional do minério. Existem empresas que compram as chapas de aço descartadas pela industria e a submete a um processo que torna o aço ate mais eficiente e com maior aderência ao concreto que o tradicional.

A função da ECOFIBRA-PP misturada ao concreto não é substituir o aço, mas sim, evitar a criação de micro fissuras no concreto.

O uso da ECOFIBRA-PP permite obter-se um concreto com superfície muito melhor, mais estável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com