TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do multímetro

Seminário: Funções do multímetro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

1-Obejetico:

Adaptação com instrumentos de medidas e circuitos elétricos. Utilização do multímetro nas funções: voltímetro, amperímetro e ohmímetro. Tomar todos os cuidados que se teve ter em relação aos multímetros. Apreender a fazer medições e escalas corretas nos equipamentos.

2-Introdução:

O multímetro é um instrumento de medição para poder avaliar grandezas elétricas. Os modelos podem ser com o mostrador analógico ou digital.

O modelo com mostrador digital funciona convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores análogo-digitais. Já o mostrador analógico funciona com base no galvanômetro, instrumento composto basicamente por uma bobina elétrica montada em um anel em volta de um imã. Nos dois modelos, um sistema de chave mecânica ou eletrônica divide o sinal de entrada de maneira a adequar a escala e o tipo de medição. E várias escalas divisoras de tensão, corrente, resistência e outras são possíveis.

3-Material Utilizado:

Multímetro Analógico-

Multímetro Digital- Marca: ISTRUTHERM; Modelo: MDR-600

Multímetro Digital- Marca: ISTRUTEMP; Modelo: ITMO-3000

Alicate Amperímetro- Marca: ISTRUTHERM; Modelo: VA-750

4-Fundamentação Teórica:

O multímetro é o principal instrumento de teste e reparo de circuitos eletrônicos. Consiste basicamente de um galvanômetro, ligado a uma chave seletora, uma bateria e vários circuitos componentes eletrônicos internos. Podendo ser utilizado, basicamente, como amperímetro, ohmímetro ou voltímetro. Os multímetros com galvanômetro são chamados de multímetros analógicos, em oposição aos multímetros digitais, que possuem um mostrador de cristal líquido.

Voltímetro: é um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um circuito, geralmente usando a unidade volt.

Muitos voltímetros, na verdade, não são nada mais do que amperímetros com alta resistência interna. O projeto dos voltímetros é tal que, com sua alta resistência interna, introduzam o mínimo de alterações no circuito que está sendo monitorado.

Figura 1: Símbolo esquemático do voltímetro

Ohmímetro: é um instrumento de medida elétrica que mede a resistência elétrica, ou seja, a oposição à passagem da corrente elétrica.

Um tipo de ohmímetro mais preciso possui um circuito eletrônico que fornece uma corrente constante i através da resistência, e outro circuito mede a tensão v sobre a resistência. De acordo com a seguinte equação, derivada da Lei de Ohm, o valor de resistência é dado por:

R=v/i

Figura 2: Símbolo esquemático do ohmímetro

Cuidado importante de segurança pessoal e material: O ohmítro só

deverá ser utilizado no circuito se esse estiver completamente

desenergizado.

Amperímetro: é um instrumento utilizado para fazer a medida de intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa através da sessão transversal de um condutor, devendo ser colocado em série com o circuito.

Figura 3: Símbolo esquemático do amperímetro

Cuidado importante de segurança pessoal e material: não deverá ser

ligado diretamente a uma fonte de tensão. Como o amperímetro tem

uma resistência muito baixa, quando se coloca diretamente a uma fonte

de tensão, o aparelho se comportará como um curto circuito.

5-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com