TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhorias na Gestão de Estoque

Por:   •  14/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 10

MEIRIANE CORDEIRO DE CARVALHO – Email:meiriane.carvalho@hotmail.com

MARCELO SANTANA MARTINS – Email: marcelo.martins16237730@gmail.com

RAPHAEL BARBOSA DE CASTRO – EMAIL: raphaelbcastro15@gmail.com

LILIA SANTOS EVARISTO – EMAIL: lilia.evaristo@klabin.com.br

SALMO NASCIMENTO VIGA – Email: salmoviga6@gmail.com

MELHORIA DA GESTÃO DE ESTOQUES: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BAG PLASTIC

Resumo: O objetivo deste artigo é a implantação de um sistema de gerenciamento de estoques em uma empresa do ramo da indústria de injeção plástica. Foi utilizada na elaboração deste artigo a pesquisa quantitativa na forma de um estudo de caso. Para tal foram coletados dados referentes a recebimentos, movimentações e pagamentos de materiais na empresa durante um determinado período, isso nos permitiu mensurar consumos diários, semanais e mensais necessário para a implantação do sistema. Os itens do estoque foram reorganizados por meio da Classificação ABC, sendo criado um sistema de gerenciamento para os itens de maior custo. Durante a implantação do sistema foram calculados lotes, ordens de compras, reposições e estoques de segurança, e obteve-se com o resultado a simplificação dos processos e a otimização dos custos de ressuprimento da empresa. Foi sugerido à empresa monitorar os indicadores de desempenho, como forma de testar a eficácia do sistema adotado.

Palavras-chave: gerenciamento de estoques; implantação do sistema; monitorar os indicadores de desempenho.

Abstract: The objective of this article is the implementation of a system of inventory management in a company in the branch of the plastic injection industry. Quantitative research was used in the preparation of this article in the form of a case study. For this purpose, we collected data on the receipt, movement and payment of materials in the company during a certain period, which allowed us to measure daily, weekly and monthly consumption necessary for the implementation of the system. Inventory items were reorganized through the ABC Classification and a management system was created for the most costly items. During the implantation of the system, lots, purchase orders, replenishments and security inventories were calculated, resulting in the simplification of processes and optimization of the company's resupply costs. It was suggested to the company to monitor the performance indicators as a way to test the effectiveness of the system adopted.

  1. INTRODUÇÃO

Este projeto visa estudar a melhoria da gestão de estoques na empresa Bag Plastic, afim de propor um sistema de controle visando a minimização dos impactos causados pela ineficiência das operações o que gera descontrole e perdas no manuseio da matéria prima. Desta forma, entendendo a principal causa de variabilidade no processo, aplicando as melhorias que contribuam na eficiência e acuracidade.

Objetiva-se propor um sistema de controle baseado em um controle de fluxo de matéria prima referente a entradas, saídas, históricos de itens, controle e acuracidade de estoque de forma sistêmica.

Especificamente objetiva-se entender as causas de elevados descontroles no que se trata de matéria prima; avaliar a melhor forma de gerenciar a entrada e saída de matéria prima na empresa e controlar o que é utilizado no processo e analisar as estratégias quanto a implantação do sistema de controle no processo em estudo.

Justifica-se a realização do projeto em função da necessidade de estudar a melhoria do controle de matéria prima na empresa Bag Plastic, propondo a adequação de suas operações de recebimento em um sistema desenvolvido pela equipe de desenvolvimento do projeto visando melhorias que contribuam na eficiência e acuracidade do estoque em estudo.

O estudo de tal processo é relevante em função da necessidade de entendimento dos custos inerentes ao retrabalho, ao scrap, manuseio da matéria-prima, custos esses que poderiam ser investidos em outros processos econômicos para a empresa, podendo ser esses, treinamento e qualificação de pessoas, novos projetos e designes de produtos e a criação de um sistema de controle via sistema.

  1. REFENCIAL TEÓRICO

Nesta seção, destacam-se itens importantes para entendimento do projeto em estudo com foco em gestão de estoques, recebimento de materiais e estratégias de implementação de sistemas de controle.

  1. Gestão de estoques

A gestão de estoques é um assunto vital e, constantemente, absorve grande parte do orçamento de uma empresa. Como não agregam valores aos produtos quanto mais uma empresa conseguir produzir com níveis de estoque baixos mais lucro ela terá. Uma administração eficiente poderá criar a diferença com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecendo uma vantagem competitiva para a própia empresa. É fundamental que as empresas diminuam a quantidade de estoques a fim de obter uma racionalização nos custos de armazenagem e respectiva manutenção.

A gestão de estoques basicamente o ato de gerir recursos ociosos, possuidores de valor econômico e destinado ao suprimento das necessidades futuras de material, numa organização. Os investimentos são dirigidos por uma organização somente para aplicações diretas que produzam lucros, tais como os investimentos em máquinas e em equipamentos destinados ao aumento da produção e, consequentemente, das vendas.

                A visão tradicional é de que produtos devem ser mantidos em estoques por diversas razões. Seja para acomodar variação nas demandas, seja para produzir lotes econômicos em volumes substancialmente superiores ao necessário, seja para não perder vendas (CHING, 2016, p.17).

Para Salgado (2014), gerenciar armazéns significa acondicionar os materiais e produtos de maneira eficiente e organizada, visando evitar gastos desnecessários com equipamentos, combustíveis energia, movimentação, adequando o tamanho do armazém e o fluxo interno dos materiais, assim, tudo está voltado para fazer a operação fluir sem faltas ou sobras no estoque, ao menor custo possível.

  1. Natureza dos estoques

Estoque é a composição de materiais em processamento, materiais semi-acabados, materiais acabados que não são utilizados em determinado momento na empresa, mas que precisa existir em função de futuras necessidades. Assim, o estoque constitui todo o sortimento de materiais que a empresa possui e utiliza no processo de produção. Os estoques podem ser entendidos ainda, de forma generalizada, como certa quantidade de itens mantidos em disponibilidade constante e renovados, permanentemente, para produzir lucros e serviços. São lucros provenientes das vendas e serviços, por permitirem a continuidade do processo produtivo das organizações. Representam uma necessidade real em qualquer tipo de organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (425.6 Kb)   docx (997.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com