TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE MELHORIAS NA GESTÃO DE ESTOQUE

Por:   •  20/5/2018  •  Artigo  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

ADMINISTRAÇÃO

FERNANDA DA SILVA SORRENTINO

TÍTULO: subtítulo (se houver)

BELO HORIZONTE

2018


FERNANDA DA SILVA SORRENTINO

PROPOSTA DE MELHORIAS NA GESTÃO DE ESTOQUE

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao curso de Administração, do Centro Universitário Newton Paiva, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador(a): Prof. Sergio Rafacho

BELO HORIZONTE

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 REFERENCIAL TEÓRICO        3

2.1 Seção secundária        4

2.2 Seção secundária        4

3 METODOLOGIA        4

3.1 Seção secundária        4

3.2 Seção secundária        4

4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES        4

4.1 Seção secundária        4

4.2 Seção secundária        4

5 CONCLUSÃO        4

REFERÊNCIAS        5


1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas buscam novas estratégias para se destacar em um ambiente competitivo. Uma delas está ligada diretamente ao controle de estoque que cada organização realiza. Na capital mineira existe 9.500 bares, o número fica ainda mais incrível quando se comparado com a área total de limite de Belo Horizonte, que é de 332 km². Podemos dizer que a cada quilômetro quadrado, há uma média de 28 bares na capital, estudo realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Com esses dados podemos comprovar a alta competitividade no ramo, motivo no qual, é inevitável ter prudência na criação de estoque. Para manter um bar neste ambiente disputado deve-se promover e adaptar melhorias para facilitar o atendimento e o controle.

Hoje o mercado dispõe de diversas técnicas para controle de estoque, levando as organizações a ter, em tempo real a situação do seu estoque, induzindo o proprietário (gestor) a tomar decisões importantíssimas. Com essas novas técnicas de informações estão levando os administradores a obter preços mais acessíveis e diminuindo o excesso ou escassez de estoque.

De acordo com o autor Pozo (2007), o just-in-time é um termo cada vez mais comum na rotina de trabalho dos administradores de estoques, hoje em dia não se enxerga os altos estoques como vantagem competitiva e sim como recurso financeiro utilizado incorretamente.

Uma das formas mais eficientes de analisar o consumo de uma cadeia produtiva e buscar o equilíbrio entre necessidade e disponibilidade de recurso é o sistema de análise ABC.

 Ao procurar-se adequar as mudanças de mercado e para atender de forma aprimorada seus clientes, o Bar do Luiz localizado em Belo Horizonte precisa controlar seu estoque de maneira correta suprindo as necessidades dos clientes.

Após realizar o instrumento diagnostico no Bar do Luiz, detectou certa fragilidade nas atividades de controle de estoque, observando que não há uma gestão controle de estoque eficaz. Essas tarefas eram feitas de maneira visual, acontecendo muitas vezes a falta de produto, pelo esquecimento do proprietário. Outro aspecto importante é a falta de controle estatista e inventário das mercadorias mais consumidas e que geram mais lucros.

Deste modo, o problema da presente pesquisa envolve a seguinte questão, como adequar o controle de estoque de acordo com a necessidade do estabelecimento?

Como objetivo geral de propor melhorias na questão de controle de estoque, através de planilhas e orientações, que venham gerar conhecimento que auxiliem na tomada de decisões. Com objetivos específicos temos:

  1. Levantar as deficiências existentes nesse processo;
  2. Elaborar cadastro dos produtos utilizados, classificando através do sistema ABC de estoque;
  3. Analisar e apresentar resultados da aplicação dessa ferramenta;

Com a dificuldade em organizar seus produtos o Bar do Luiz tem complexidade em detectar quais produtos são realmente necessários e quais quantidades devem ser compradas durante a visita dos vendedores, levando em conta que em várias ocasiões comprava-se de forma exagerada em outras pequenas quantidades, vindo faltar mercadoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com