TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Infancia

Exames: Memorial De Infancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

1 – INTRODUÇÃO

O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória profissional e educacional, destacando as principais atividades que eu já desenvolvi, quanto às atividades que realizo atualmente. Registro, também, nesse documento, os cursos de aperfeiçoamento e atualização que realizei, bem como as minhas perspectivas de estudo e pesquisa em relação a esse curso.

1.1 – FORMAÇÃO ACADÊMICA

A minha formação acadêmica começou em 1987, quando iniciei o curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena, realizado na Fundação do Ensino Superior de Rio Verde - FESURV. O meu interesse pelos temas abordados nas diferentes disciplinas do curso levou-me a participar de vários debates e discussões acerca da profissão docente. A graduação foi significativa na minha formação, na medida em que me ofereceu subsídios para ampliação de conhecimentos no campo da educação. Iniciei em agosto de 1987 e conclui em julho de 1990.

O papel desempenhado pelos professores nas diferentes disciplinas de minha graduação foi fundamental para o meu envolvimento com as questões da didática. Comecei a ampliar o meu repertório com leituras direcionadas ao fazer pedagógico. A vontade de compreender o processo ensino aprendizagem levou-me a iniciar uma série de cursos de graduação.

Iniciei a minha trajetória nos Cursos de Pós Graduação, em julho de 1990, ao matricular-me no Curso de Pós Graduação Lato sensu com Especialização em Administração e Supervisão Escolar na Fundação de Ensino Superior de Rio Verde – FESURV, finalizando

em 1991. Decidi realizar esse curso para aprimorar os conhecimentos veiculados na graduação, graduação essa que me habilitou em Administração e Supervisão Escolar.

Em março de 1992 retomei os estudos fazendo o Curso de Pós Graduação Lato sensu em Planejamento Educacional na Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura – ASOEC. A conclusão do curso foi em dezembro de 1992. Ao finalizar o curso apresentei a Monografia cujo título é O Ensino Aprendizagem das Didáticas Especiais no Curso Técnico em Magistério do Colégio Estadual Martins Borges, Rio Verde – GO.

Em maio de 1993 foi oferecido e eu tive a oportunidade de fazer o Curso de Pós Graduação Lato sensu em Métodos e Técnicas de Ensino. O curso foi organizado e realizado pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO com um total de 1220 horas. Conclui em abril de 1994.

A necessidade de compreender como era tratada a informática nas situações pedagógicas estimulou-me a realizar um curso na área de informática. Em 1997 iniciei uma Especialização em Ciência da Computação, Curso de Pós Graduação Lato sensu executado pela Universidade Católica de Goiás – UCG e realizado na Fundação de Ensino Superior de Rio Verde – FESURV. Conclui o curso em 1998. Percebi, ao longo do desenvolvimento do curso que não se tratava de um curso que apresentava um caráter pedagógico, no entanto, os temas abordados nas diferentes disciplinas permitiram-me o envolvimento com o mundo das tecnologias de informática.

A intenção de dar continuidade a minha formação educacional, no anoe 2003, levou-me a participar do Processo Seletivo do Programa de Pós Graduação em Educação em nível de Mestrado, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Fiz a inscrição na Linha de Pesquisa: Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias Educacionais com a Temática Informática Educativa. Fui aprovada em todas as etapas eliminatórias e classificatórias. Na classificação geral obtive o 9º (nono) lugar como resultado final. Em agosto de 2003 iniciei as atividades acadêmicas do Curso Mestrado em Educação na UFMS, onde em 08 de dezembro de 2005 defendi a Dissertação intitulada: Uma Reflexão sobre as Principais dificuldades dos Professores Diante do Uso Pedagógico do Computador.

O Mestrado foi um período de aprendizagem intensa, a equipe de professores sempre questionadora, fazia questão de articular situações que permitiam construir e desconstruir as certezas, gerando dúvidas; dúvidas que me levavam a busca de respostas para os questionamentos que eram apresentados. A excelência e comprometimento do corpo docente do curso refletem na qualidade das atividades realizadas.

A minha pesquisa que deu origem a Dissertação, foi orientada pela Professora Doutora Shirley Takeco Gobara e teve como avaliadores da pesquisa realizada o Professor Doutor Fernando Becker (UFRGS), o Professor Pós Doutor José Luiz Magalhães de Freitas (UFMS) e a Professora Doutora Shirley Takeco Gobara (UFMS).

Após a sessão de defesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com