TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

- Memórias E Odores: Experiências Curriculares Na Formação Docente Resenha

Casos: - Memórias E Odores: Experiências Curriculares Na Formação Docente Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 2

Essa pesquisa é constituída pela valorização de histórias de vida sempre pensando nos processos de formação, sempre investigando memórias escolares de alunos de licenciatura tendo em vista aproximação do cotidiano escolar. A prática dessa pesquisa deve ser registrada no diário de campo desse futuro docente para que a visão desse profissional esteja sempre em contado com seu ambiente de trabalho. Com esse exercício, essas histórias narradas, fazem relembrar várias experiências vividas no ambiente escolar, inclusive odores que foram sentidos nesse ambiente.

Essa proposta surgiu após o inicio de atividades de estágio, onde os estagiários encontravam dificuldades em estabelecer uma rotina de trabalho, e relembrando essas experiências os aproximavam desses contextos.

Para Benjamim a memória é mais uma possibilidade de ser trabalhada como uma viagem no tempo, o ser o humano em seu cotidiano é movido por ações mecânicas, perdendo experiências como essas de sentir odores em diferentes ambientes. E com essa “volta” ao passado torna essas experiências vividas como uma forma de aprendizado.

Esses estagiários que participaram dessa pesquisa, narrando experiências vividas na escola tiveram melhores relacionamentos, e reviveram sentimentos cheios de significados, onde viram que a escola é um lugar cheio de amizades e encontros diferentes e onde há oportunidades de muitas socializações, é um lugar onde são eternizados cheiros, vozes e sensações que só são encontradas nesse ambiente, as memórias relacionadas com odores estão sempre presentes em ambientes escolares. Nesse sentido memórias produzidas por odores possibilitaram o autor apontar o grande significado desse trabalho.

“Para que uma experiência seja considerada formadora, é necessário falarmos sob o ângulo da aprendizagem” (Josso 2002).

Assim a formação da identidade de um docente acontece cercada de aprendizagens e experiências formadoras. Nessa pesquisa de memórias e odores podemos ver a valorização de um sentido pouco usual e suas memórias relacionadas a ele, trazendo uma onda de sentimentos e aprendizagens que nesse contexto inicial leva a “encontros consigo mesmo” e um campo de conhecimentos abrangentes potencializados pela nossa sensibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com