TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Estudo De Caso

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

Você concorda que o resumo abaixo corresponde aos conteúdos contemplados no material didático sobre pesquisa científica e método científico? Sim? Não? Justifique sua resposta.

O presente estudo teve por objetivo estimar a prevalência de Transtornos Mentais Menores (TMM) na população de estudantes universitários dos cursos de Ciência da Computação, Direito, Letras e Enfermagem, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como também verificar a associação de algumas variáveis sociais e acadêmicas com os TMM. O estudo incluiu todos os estudantes dos referidos cursos, matriculados no primeiro semestre de 2002, e foi do tipo corte transversal. A pesquisa contou com uma amostra de 558 sujeitos, sendo 396 (71%) do sexo feminino e 161 (29%) do sexo masculino. Para coleta dos dados utilizaram-se dois questionários auto-aplicáveis: QSG-60 e QDSD. Constatou-se uma prevalência de 25% de TMM entre os estudantes, destacando-se, como transtorno principal, os distúrbios psicossomáticos. (CERCHIARI; CAETANO; FACCENDA, 2005).

Questão 2 - (2,0 pontos)

O material didático destaca os métodos dedutivo e indutivo como principais métodos que proporcionam a base lógica da investigação. Portanto, leia com atenção o resumo do artigo abaixo e identifique quais destes métodos citados acima é preponderante no texto, justificando sua resposta.

O objetivo da presente pesquisa foi comparar a prática da "cola" entre estudantes universitários, num contexto de baixa competitividade e num contexto de elevada competitividade. Participaram da pesquisa 56 estudantes de Engenharia de dois tipos de universidades públicas do Estado de São Paulo. Num deles, que denominamos Sem Competição, os alunos entravam no vestibular sabendo que área iriam seguir, e no outro, que denominamos Com Competição, os alunos entravam no ciclo básico e as áreas eram escolhidas dois anos depois, de acordo com as notas obtidas. Os resultados foram coletados através de um questionário com perguntas sobre o comportamento dos alunos com relação à cola nos últimos meses. Nos dois tipos de universidades, os estudantes geralmente passavam cola para os seus amigos mais próximos, sendo a prática da cola mais frequente nas universidades em que não havia competição em comparação com aquela em que havia. Os resultados obtidos foram discutidos com base nas Teorias do Intercâmbio Social e do Altruísmo Recíproco. (SILVA, 2006).

Questão 3 - (3,0 pontos)

Quanto aos estudos sobre o delineamento da pesquisa (meios de investigação), identifique em cada resumo abaixo qual dos tipos de pesquisa: bibliográfica, documental, experimental, ex post facto, levantamento e de campo é predominante, em cada texto, justificando sua resposta.

RESUMO 1) O objetivo deste trabalho é trazer parte dos estudos sobre um assunto pouco explorado: a relação entre o exercício físico e os aspectos psicobiológicos. A importância da compreensão desses aspectos e como eles afetam a qualidade de vida do ser humano é o que estimula as pesquisas sobre esse assunto. A literatura destaca que a prática regular de exercício físico traz resultados positivos não somente ao sono e aos seus possíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com