TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Midia E Educaçao

Pesquisas Acadêmicas: Midia E Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Mídia e Educação

Mídia, todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens. + Educação, aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino.

A educomunicação é a inter-relação entre a comunicação e a educação. No processo de educação pela comunicação, a criança e o jovem experimentam a participação ativa na produção dos produtos em comunicação, o desafio de se negociar e encontrar caminhos que viabilizem a construção coletiva, a reflexão realidade e a percepção da possibilidade de intervirem positivamente na realidade.

Por que utilizar?

A criança e o adolescente aprendem quando se veem instigados e interessados pelo assunto e partem para a pesquisa, elaboração e produção próprias. Assim, eles desenvolvem habilidades que antes não tinham a oportunidade de desenvolver, devido ao ambiente escolar restrito à convencional sala de aula.

Destas práticas são a produzidos fanzines e jornais, fotografias, vídeos, jornal-mural, rádio escola, sites em processos educativos e muitos outros materiais em comunicação. As crianças e jovens participam de um caminho pelo conhecimento muito mais completo e criativo. A relação entre a comunicação e a educação estimula crianças, adolescentes e educadores a utilizarem a mídia como instrumento de mobilização e crítica social. Ao proporcionar um ambiente em que os jovens estão à frente dos processos de pensar e produzir comunicação, estas crianças e jovens são sensibilizados a tomarem consciência de sua realidade social e a agirem como cidadãos pensantes e ativos, capazes de dialogar com sua própria realidade - além de aguçar a crítica aos meios de comunicação. Mas o objetivo principal dessas atividades é contribuir significativamente no processo de construção da cidadania, do exercício de direitos e deveres e de uma sociedade mais justa - a partir do exercício do direito à expressão e à comunicação.

Os processos de educomunicação são difundidos, no Brasil, por instituições de ensino e pesquisa, iniciativas da sociedade civil, órgãos governamentais e empresas da área de comunicação. Projetos como o Educom Rádio, do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, o Lata Net, da organização não-governamental Oficina de Imagens, de Belo Horizonte (MG), e o Comunicação e Cultura, de Fortaleza (CE), são exemplos expressivos de como a mídia pode ser usada nos processos de educação e mobilização social. Conheça mais as experiências em educomunicação em iniciativas.

No Paraná, a Ciranda - Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência criou o Núcleo de Comunicação e Educação, que atualmente é responsável por vários projetos que inter-relacionam a comunicação e a educação, como o Luz, Câmera, Paz, o Navegando nos Direitos e o Cata-vento, além de outras ações de mobilização que têm o objetivo de difundir as práticas de educomunicação no estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com