TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minérios Do Brasil

Artigos Científicos: Minérios Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A economia do Brasil sempre teve uma relação estreita com a extração mineral. Desde os tempos de colônia, o Brasil transformou a mineração - também responsável por parte da ocupação territorial - em um dos setores básicos da economia nacional. Atualmente, é responsável de três a cinco por cento do Produto Interno Bruto.

Na obtenção de matérias-primas, é utilizada por indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, fertilizantes, petroquímica e responsável pela interiorização da indústria inclusive em regiões de fronteiras. Em 2000, o setor mineral representou 8,5 % do PIB - 50,5 bilhões de dólares. É um setor, portanto, de profunda importância, pois, além do que já representa para a economia nacional, o subsolo brasileiro representa um importante depósito mineral. Entre as substâncias encontradas, destacam-se o nióbio, minério de ferro (segundo maior produtor mundial), tantalita, manganês, bauxita entre outros.

Deixando de lado aspectos já mencionados, não se pode esquecer que a atividade mineradora é responsável pela criação de inúmeros empregos diretos e indiretos, representando no ano 2000, 500.000 empregos e um saldo na balança comercial de 7,7 bilhões de dólares.

NIÓBIO

O nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb, número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atómica 92,9 u. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 ou VB da classificação periódica dos elementos. O nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Dione eTântalo, este último, por sua vez deu nome a outro elemento da família 5B, o tântalo. É usado principalmente em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos. Em condições normais, é sólido. Foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett.

O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio e ferronióbio, uma liga de nióbio e ferro. Existem apenas três minas de nióbio no mundo. Uma delas fica situada em Minas Gerais, no Brasil, sendo responsável por 75% da produção mundial de nióbio.

Figura I: Nióbio

FERRO

O ferro (do latim ferrum) é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atómica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono (o carbono ocorre de forma natural no minério de ferro), dá-se origem a várias formas de aço.

É um dos elementos mais abundantes do Universo; o núcleo da Terra é formado principalmente por ferro e níquel (NiFe). Este ferro está em uma temperatura muito acima da temperatura de Curie do ferro, dessa forma, o núcleo da Terra não é ferromagnético.

O ferro no Brasil e no mundo: o Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro. Sua produção em 2008 foi de 370 milhões de toneladas, o que equivale a 17% do total mundial (2,2 bilhões de toneladas). A China é o maior produtor, com 770 milhões de toneladas em 2008.

No Brasil, os principais Estados produtores são: Minas maciço do Urucum Gerais (71%) e Para (26%), na serra do Carajás e no Mato Grosso do sul, . Principais empresas produtoras no mundo: Vale, Rio Tinto, BHP Biliton, Anglo American. A produção brasileira de pelotas em 2008 foi de 69 milhões de toneladas. O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações Atualmente a produção é de 235 milhões de toneladas.

Figura 3: Ferro

TANTALITA

A tantalita [(Fe,Mn)(Ta, Nb)2O6] é um mineral composto de ouro, minecraftano, nióbio e tântalo, com fórmula química [(Fe,Mn)(Ta,Nb)2O6]. É um minério bastante valorizado e aplicado na indústria eletrônica pois oferece resistência ao calor.2 Além disso, ele é usado na indústria do vidro, por aumentar o índice de refração, no aço cirúrgico, sendo não-reativo nos tecidos corporais. As maiores reservas deste mineral encontram-se nos estados de Roraima (com predominância no sul do estado) e Amapá no Brasil, com quase 52,1% das reservas de todo o mundo.

Ele forma série com a columbita e normalmente estão associados nas jazidas, onde são chamados de columbita-tantalita em muitos guias, ou também na forma abreviada Coltan. Eles possuem características similares já que possuem a mesma estrutura e propriedades químicas similares (tântalo e nióbio são muito similares). A diferença é que a tantalita tem mais tântalo e a columbita tem mais nióbio. Ambos podem ser encontrados em razoavelmente próximos em pegmatitos graníticos ricos em lítio e fósforo, com limites concentrados de columbita no pegmatito e a tantalita no centro.

Figura IV: Tantalita

MANGANÊS

O manganês, manganés, (do francês manganèse) ou manganésio (designação preterida pela sua semelhança com o magnésio) é um elemento químico, símbolo Mn, número atômico 25 ( 25 prótons e 25 elétrons ) e massa atómica 55 u, sólido em temperatura ambiente.

Situa-se no grupo 7 ( 7B ) da classificação periódica dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com