TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Seis Sigma

Artigos Científicos: Modelo Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Modelo Seis Sigma

1 - Defina Seis Sigma.

É uma ferramenta adotada pelas empresas que visam aumentar o nível de qualidade dos seus processos e produtos. Utiliza-se a estatística como o principal meio para tomada de decisões e com isso a empresa passa a obter uma redução drástica nos custos com defeitos, desperdícios, retrabalhos, perda de clientes, entre outros. Ou seja, trabalhar sem falhas e com uma melhoria contínua.

2 - Quais as perspectivas estratégicas do Seis Sigma?

Contribui para que as empresas a se mantenham em um mercado cada vez mais competitivo, através de um sistema que meça e avalie um desempenho eficaz, com o intuito de reparar erros, projetando um futuro mais promissor

3 - Quais as caracterizações dos projetos Seis Sigma?

- Ênfase no controle da qualidade;

- Uso sistemático de ferramentas estatísticas;

- Utilização do DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar);

- Uso do PDCA (planejar, executar, verificar e agir);

- Análise e solução de problemas usando os recursos disponíveis de uma forma correta.

4 - Explicar a equipe Seis Sigma e seus papéis.

O Seis Sigma é formado pelos Green-Belt, MaterBlack-Belt, Black-Belt, o Líder, Champions (Frente Gerencial), membros da equipe Seis Sigma e o Patrocinador.

- Gren-Belt: é o funcionário que atua nas áreas táticas e operacionais da empresa, cujo seu conhecimento e sua proximidade são maiores nas áreas onde precisará ser melhorada.

- Master Black-Belt: alta gerência da empresa, transmitirá aos demais da empresa os valores do programa Seis Sigma. Ele ficará responsável em viabilizar recursos para os envolvidos na implantação do programa, é conhecedor da metodologia Seis Sigma, responsável pelo treinamento dos Gren-Belt e fará com que eles tenham sucesso em seus conhecimentos num curto prazo, que varia entre 4 e 6 meses.

- Black-Belt: treinado para atuar na ferramenta e metodologia Seis Sigma, dedica 100% do seu tempo no desenvolvimento dos projetos, onde ele ajuda a desenvolver na empresa de 4 até 6 projetos anuais, gerando redução de tempo do ciclo do produto, custos e até eliminação de defeitos, vindo a aumentar ainda mais a satisfação do cliente.

- Líder: ele ficará encarregado de motivar a iniciativa do Seis Sigma e a cobrar de todas as pessoas dentro da empresa a aplicação dessa ferramenta.

- Champion: integra a alta gerência da empresa, cujo a obrigação é transmitir para a organização e a alta gerência os valores referente ao programa. Eles terão que ser capazes de encontrar caminhos para as mudanças necessárias para a composição de resultados.

- Membros da Equipe: são os funcionários que conhecem o processo que está sendo desenvolvido para melhoria e que irão auxiliar o Gren-Belt no desenvolvimento do projeto, passando a eles as informações necessárias, ou seja, desde a coleta de dados até a implementação do produto.

- Patrocinador: é o responsável pelo setor onde está sendo desenvolvido o projeto. Ele irá realizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com