TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Projeto de Pesquisa UFBA

Por:   •  10/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.280 Palavras (18 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (16)

FACULDADE DE DIREITO (14) CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO (12)

NOME DO AUTOR MAÍSCULA 14 CENTRALIZADO NEGRITO

TÍTULO (16, NEGRITO, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO, NEGRITO): SUBTÍTULO (12, CAIXA ALTA CENTRALIZADO, NEGRITO)

// Atenção: para o projeto a capa é opicional

Local (14, só a primeira letra, sem negrito)

ANO (14, sem negrito, última linha, algarismos arábico)


NOME DO AUTOR (CAIXA ALTA, 14, CENTRALIZADO NEGRITO)

TÍTULO (16, NEGRITO, CAIXA ALTA,

CENTRALIZADO): subtítulo em seguimento ao título, 14, sem negrito

Nota indicando a finalidade do trabalho, nome da instituição, curso e, se tiver, linha ou área de concentração. 4cm a abaixo do título/subtítulo e 6cm da margem esquerda. Fonte 12. Sem negrito

Orientador: Dr. L.L.M. Co-orientador: se houver

//O projeto é composto de elementos pré-textuais, textuais e pós textuais, segundo a NBR 15287

// são elementos pré textuais obrigatórios: a folha de rosto e sumário

// elementos pré textuais opcionais: lista da tabelas, lista de abreviaturas e siglas e lista de símbolos.

Local Data


SUMÁRIO

  1. TEMA DE INVESTIGAÇÃO        3
  2. PROBLEMATIZAÇÃO        3
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA        4
  2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA        4
  3. PROBLEMA, PERGUNTA PROBLEMA OU FRASE TEMA        4
  4. JUSTIFICATIVA E ORIGINALIDADE        5
  1. HIPÓTESES E RESULTADOS ESPERADOS        6
  2. OBJETIVOS        8
  1. OBJETIVO GERAL        8
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        8
  1. REFERENCIAL, EMBASAMENTO OU MARCO TEÓRICO        8
  2. METODOLOGIA        11
  3. BIBLIOGRÁFIA SELECIONADA        12
  4. CRONOGRAMA        14
  5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

  1. TEMA DE INVESTIGAÇÃO

Neste primeiro tópico você deve descrever suscintamente o tema do seu projeto. Este pode ser o título provisório de sua pesquisa. Neste tópico é interessante localizar o seu tema dentro do campo científico no qual se insere. Busque construir seu tema em forma de pergunta no estilo “Como/por que/ quando/ qual/ aonde/ se/ A tem influência sobre B”. Não é uma forma obrigatória, mas é uma boa técnica para não se perder na elaboração do seu projeto, sobretudo para quem está iniciado na pesquisa.

//escreva tudo em um parágrafo curto, de no máximo cinco ou seis linhas.

// a formatação deve seguir em fonte arial ou times new roman. Tamanho 12. A numeração dos tópicos deve seguir a seguinte progressão: tópicos de nível 1 (X); TUDO EM MAIÚSCULA, NEGRITO; nos tópicos de nível 2 (X.1): TUDO EM MAIÚSCULA, SEM NEGRITO; nos tópicos de nível 3 (X.1.1) Primeira letra em maiúscula apenas, tudo em negrito.

// Nos parágrafos, use espaçamento de 1,5. A marcação do parágrafo pode ser feita de duas maneiras: ou recuo de 1,25; com sem recuo, mas com um “enter” entre cada parágrafo. Não utilizar as duas marcações concomitantemente. Nas citações diretas com destaque (que excedam mais de 3 linhas e meia, utilize espaçamento simples)

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

// Na problematização você vai apresentar seu tema-problema como um problema científico. Vai contextualizar seu tema em seu tempo histórico, social e teórico, ressaltando sua importância. Vai transformar seu problema em uma pergunta ou perguntas guias. E vai apresentar a justificativa para seu estudo. Neste modelo, dividi a problematização em três etapas.


  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

Neste subtópico você contextualiza seu problema em relação ao tempo histórico, realidade social e estado da arte da teoria. Pense nesse trecho como uma introdução (imagine que já esteja escrevendo os primeiros parágrafos da introdução do seu TCC). Não precisa se alongar muito, bastando três a cinco parágrafos de cinco a dez linhas.

  1. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Nesta seção seu objetivo é delimitar seu objeto de pesquisa. É o chamado recorte, que nossos orientadores quase sempre dizem que está faltando e a gente fica meio perdido. Normal acontecer isso. Mesmo pesquisadores com alguma experiência podem as vezes ter dificuldade de recortar um tema.

Para facilitar seu trabalho, tente ser o mais específico possível. Vamos fazer um exercício: pense em um cubo. Agora localize este cubo no tempo e no espaço. Em que país, cidade ou bairro o cubo está? Em que século, ou ano? Imagine que vários filósofos já estudaram seu cubo. A opinião de qual filósofo sobre o seu cubo você gostaria de conhecer? O processo de delimitação do seu problema será mais ou menos assim.

  1. PROBLEMA, PERGUNTA PROBLEMA OU FRASE TEMA

Após a delimitação do seu problema, resuma seu tema em uma pergunta, no estilo “A → 𝐵”. Quer dizer A define B. Vamos lembrar um pouco da oitava série, quando estudávamos funções. Lembre-se que a professora ou o professor dava um conjunto de números e uma equação. Eram os valores de A. E você tinha que achar os valores de B e construir o gráfico. Ou as vezes a professora ou o professor dava os valores de A e B, e você tinha que definir a função. É basicamente isto que você vai fazer na sua pesquisa. Vamos fazer um exemplo...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (283.4 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com