TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança Organizacional

Ensaios: Mudança Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ISEIB BETIM

Organização Sistemas e Métodos

Mudança Organizacional

Ana Amélia de Matos

Josiane Valério Rodrigues

Betim, Setembro de 2014

OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE UMA MUDANÇA ORGANIZACIONAL

É fato que as mudanças estão presentes em toda à parte, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais, na filosofia e até mesmo porque não dizer na religião. Toda mudança implica naturalmente em novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio e zona de conforto, o que implica às vezes em um estado provisório de tensão.

A mudança organizacional, por exemplo, caracteriza-se por fazer transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores. Seus efeitos, positivos ou negativos, geram instabilidade e conseqüentemente podem levar a renúncias, perdas e adaptações. A necessidade de mudanças advém, por exemplo, de exigências externas (clientes), muitas vezes é necessário se adaptar a exigências deles, vou citar como exemplo vivido, um cliente chamado VALOUREC, para ser um fornecedor dessa multinacional é necessário que o fornecedor crie um plano de ação, dentro desse plano são nomeadas pessoas que ficaram responsáveis por cada situação anormal que posso ocorrer em um processo de atendimento. Quando ocorre um possível problema, a VALOUREC exige ter em mãos o contato direto do responsável por aquele setor no qual houve a divergência, isso é claro que resulta na solução imediata do problema, senão imediato, a solução acontecerá o mais breve, devido a fácil localização do responsável. Outro aspecto de mudança também é o (Interno), existem muitas mudanças que se originam de processos internos.

Conforme dito anteriormente, todo processo de mudança resulta em desconforto e internamente numa organização isto não é diferente. O fato descrito abaixo é verídico, vivenciado em uma empresa do ramo de transporte terrestre. Esta empresa estava situada em Betim à 13 km da residência do funcionário. O mesmo gastava 00:15 minutos para chegar ao trabalho e devido a dificuldades financeiras, essa empresa teve que se dividir instalando em Belo Horizonte na região de Venda Nova seu administrativo e deixando o operacional em Betim, a princípio provisoriamente, há 50 km da residência deste funcionário. O mesmo passou a gastar 01:00 hora para chegar ao trabalho, isto sem mensurar o stress do transito, e cansaço físico e a insegurança em saber que tudo isto se dava pela dificuldade financeira que a empresa passava. Contudo a empresa arcava com os gastos desse funcionário no que diz respeito ao transporte, pois julgava ser interessante e estratégico mantê-lo na organização. O tempo foi passando e a situação foi ficando desconfortável, o que inicialmente foi planejado para ser um processo temporário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com