TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança Organizacional:

Artigos Científicos: Mudança Organizacional:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  3.334 Palavras (14 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 14

1 - Mudança Organizacional:

A mudança organizacional é qualquer alteração planejada ou não entre a organização e o ambiente, visando sempre à eficácia organizacional, garantindo a satisfação do cliente e superando seus concorrentes.

Com o mercado cada vez mais exigente e a satisfação do cliente cada vez mais difícil de ser atingida,a organização precisa acompanhar suas necessidades,resultando em uma mudança continua para que haja diferenciais competitivos,maximizando a qualidade de seus produtos e serviços e minimizando os custos operacionais.

As mudanças organizacionais podem ocorrer das mais diversas formas e em todos os setores da empresa, como por exemplo:

∙ um produto pode ser substituído por outro mais atualizado;

∙ a evolução tecnológica pode ajudar no processo de produção,diminuindo custos e aumentando a produção;

∙ a motivação de funcionários para gerar mais empenho no trabalho;

∙ o incentivo dos funcionários ao realizar alguma mudança na organização,para que não se sintam coagidos pelo novo sistema implantado.

Provavelmente o público mais difícil de lidar sejam os funcionários, pois estes podem não aceitar as mudanças, sentindo-se inibidos e não se adaptando, assim como a entrada de um novo funcionário, que pode resultar no medo de perder o emprego ou ser substituído por umas pessoas mais novas, aptas e disposta a trabalhar com o novo processo.(veremos esse assunto melhor no tópico sobre paradigmas).

Então, é importante planejar, para prever prováveis problemas que venham a acontecer na organização e traçar os possíveis caminhos a serem seguidos,para se atingir o objetivo almejado.Mudanças devem ocorrer para que as organizações sobrevivam no mercado.

A figura 1 mostra o repertório possível de mudanças organizacionais1

Figura 1 As principais metas para a mudança organizacional

1 Chiavenatto,Idalberto Mudança e desenvolvimento Organizacional. Editora Elsevier, 2010 segunda edição Pág.451.

1.2 - Paradigmas:

Pode ser entendida por um exemplo, um modelo, uma referência, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou até mesmo ideal.Algo digno de ser seguido.

Podemos dizer que um paradigma é a percepção geral e comum-não necessariamente a melhor de se ver determinada coisa, seja um objeto, seja um fenômeno, seja um conjunto de idéias.Ao mesmo tempo ao ser aceito um paradigma serve como critério de verdade e de validação, reconhecimento nos meios onde é adotado.

Ao concluir que paradigma é um modelo entende-se que é sempre algo bom mas é necessário entender que paradigmas podem ser também um exemplo de mau comportamento organizacional,como por exemplo;

∙ Um funcionário recém contratado ao chegar no setor encontra seus colegas todos reclamando das condições de emprego que a empresa oferece,ou mesmo de situações cotidianas.Passado um intervalo de tempo este mesmo funcionário vai estar reclamando das mesmas situações, totalmente desmotivado sendo que ao ser contratado aceitou as condições e termos que a empresa estabeleceu.

1. 3- Quebra de paradigmas:

Nos dias atuais as tecnologias e os conceitos vem sendo substituídos de maneira muito rápida, caberá aos indivíduos acompanhar essas mudanças.

A quebra de paradigmas entra como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos.

Os gestores vêem a substituição de paradigmas com grande importância, como uma das formas de evitar a falência das empresas.

A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total,com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores,requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante.

E então surge um novo padrão, um novo paradigma que deve ter uma base sólida e ser alcançável para que as mudanças almejadas sejam bem sucedidas.

1.4- Como uma Empresa deve se preparar para mudar sempre que necessário

È necessário estar sempre atualizado e informado sobre as novas tecnologias para que as empresas mudem sempre que necessário,mas só isso não basta ,é necessário também a informação sobre a sua própria empresa ,conhecer o produto com que se trabalha,seu ramo de atuação,saber quem são seus principais concorrentes,o que eles estão fazendo para melhorar,saber quais são os pontos a serem desenvolvidos na sua organização,ou seja, a capacidade de mudar está diretamente ligada ao conhecimento.

Destacamos algumas ferramentas que podem ajudar na mudança organizacional:

∙ Clareza de objetivos:Onde a empresa tem seus objetivos claros,definidos,formalmente estabelecidos e orientados para médio e longo prazo.

∙ Imagem de produtos e serviços : Grau em que os vários públicos (internos e externos) percebem a qualidade do produto e serviços oferecidos.

∙ Integração e comunicação: Onde a estrutura da organização permite a comunicação interna entre os diversos níveis de forma simples e aberta, tanto entre funcionários como entre os fornecedores.A política de portas abertas deve ser incentivada até virar rotina dentro da organização.

∙Abertura a novas idéias : Grau em que a empresa é dinâmica,esta atenta as mudanças,tem senso de oportunidade,estabelece objetivos claros e arrojados e cria um ambiente motivador.Nesse ambiente a empresa valoriza a idéia de seus colaboradores.

∙ Desempenho profissional: O trabalho é estimulante para os funcionários e oferece desafios profissionais,possibilidades de crescimento e valorização pessoal. A própria prática de idéias faz com que o profissional sinta-se mais valorizado.O profissional torna-se um especialista em várias áreas de atuação, ajudando no entendimento de todo processo e seu objetivo final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com