TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimidia Na Educação

Trabalho Escolar: Multimidia Na Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

A multimídia na sala de aula

O mapa faz uma distribuição inteligente em sua organização, facilitando o processo de memorização dos conhecimentos adquiridos. Esta temática ilustra e representa a descrição de idéias, relacionadas á aquisição de um longo processo, que houve na evolução da construção da aprendizagem em seu processo histórico, uma vez que esta aprendizagem se torna primordial para novas descobertas, abrindo assim um enorme leque.

Existe um grande desafio dos professores de saber escolher entre as tecnologias disponíveis e que possam ser adequadas, que possibilitam aprendizagens mais significativas, a fim de estimular as capacidades de organizar, analisar, refletir, interagir. As tecnologias vieram para facilitar, contribuir com informações e auxiliar os processos de ensinar e aprender. Com a expansão tecnologia, ocorreram várias mudanças nas formas de ensinar e aprender e mesmo fora da escola, professor e aluno estabelece contato com diferentes mídias.

A Multimídia na sala de aula tornou-se um recurso indispensável e indissociável no processo de construção do conhecimento, por fazer parte do dia-a-dia dos alunos, da sociedade em geral. Chegou desafiando a educação tradicional. E, portanto, provocando reflexões, pois o aluno passa a ser um agente na construção do conhecimento e o professor um facilitador no processo, aprendendo junto ao aluno, permite o trabalho com temas de interesses atuais, além de ser uma tecnologia que transforma o trabalho do docente, planos de aulas e metodologias mais enriquecidas, pesquisas e metodologias diversificadas

Permite ao professor, no papel de mediador da aprendizagem significativa, trazer para a sala de aula novas técnicas, recursos que possibilitem e facilitem a construção do conhecimento de forma criativa, atrativa e inovadora para os alunos. O processo de educação está em constante transformação, e é importante lembrar que o aprendizado não acontece apenas dentro da sala de aula, os alunos estão constantemente ao contato com diferentes mídias, garantindo o acesso rápido á informações, oferecendo aos estudantes oportunidades de definirem seus próprios caminhos ao acesso as informações e pesquisas.

A tecnologia contribui pra o bom funcionamento de sistemas e de resultados precisos e rápidos. Se usada de forma correta é um ótimo instrumento de desenvolvimento. A palavra “multimídia” nos leva a pensar, imediatamente, em “computador” e “sistemas”, mas não é apenas isso. Multimídia é o conjunto dos diferentes tipos de recursos: áudio, vídeo, som, gráficos, imagens, textos, animação, etc., que podem ser usados de diversas formas e em diversas situações.

A infra-estrutura da sala de aula com recursos de multimídias podem ajudar muito o professor. Promovendo quebra barreiras, removendo o isolamento da sala de aula, permitindo a autonomia da aprendizagem com projetos interativos.

Investigação, exploração e descobertas tornam a sala de aula um ambiente de atividades interessantes e motivadoras como, por exemplo, o uso de softwares educacionais, histórias infantis podem ganhar movimentos, sons e interatividades, possuem grande apelo visual, acabam encantando pelo layout com cores vibrantes, som e movimento e também se impressionam com a interface colorida, o áudio e os vídeos.

Com diversos sentidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com