TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimidias Na Educação

Trabalho Escolar: Multimidias Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Multimídias na Educação

Nos últimos tempos temos visto com clareza que as tecnologias multimídias nas salas de aula vêm ganhando cada vez mais importância no campo educacional, ao contraponto que temos uma imensa insatisfação dos alunos com relação as aulas “tradicionais”, não prendendo a total atenção do aluno.

Tais atividades, por possuírem enorme apelo visual e inúmeros recursos como sons e movimentos, acabam encantando e prendendo a total atenção dos alunos.

O mundo hoje é movido pela tecnologia e comunicação e as crianças já tem convivência com isso desde muito pequenas através de computadores, notebook, celulares, tablets, etc., onde as coisas atrativas como jogos e internet é o que esta no auge, deixando essa nova geração cada vez mais conectada com o mundo tecnológico.

Dessa forma a aula pode se tornar muito mais atrativa e entusiasmante para o aluno, estimulando a criatividade, trazendo assim um retorno e gratificação enorme para o professor, escola e para a sociedade.

“O que tem acontecido - e acho que isso é positivo, se bem aproveitado - é que a relação de poder professor-aluno ganha uma nova dinâmica com a incorporação das novas tecnologias. Isso acontece porque os alunos têm uma familiaridade muito grande com essas novidades e podem se inserir no ambiente da sala de aula de uma maneira muito diferente. Assim, a relação com o professor fica menos autoritária e mais colaborativa na construção do conhecimento”. Revista Veja On Line - 09/06/2010.

O atual processo globalizante tornou-se, mais intensamente acelerado, com a revolução nas comunicações. Os avanços tecnológicos estão aumentando a nossa capacidade de desenvolver/ comunicar uma maior quantidade de informações para os alunos, proporcionando uma utilização mais eficiente do tempo. Os ambientes multimídia constituem a mais recente tecnologia para a integração e contextualização do saber.

A tecnologia se bem aproveitada só tem a beneficiar a todos, começando pelo professor no planejamento de suas aulas, programação de agenda, relação de alunos, notas e datas de provas e aos alunos que antigamente aprendiam por aprender, porque era obrigatório, necessário, tirar boas notas, algo mais pressionado, e hoje não mudou porque ainda é necessário aprender, tirar boas notas só que nada impede que seja de uma forma mais dinâmica onde o aprendizado flui melhor e os próprios alunos acabam mostrando verdadeiro interesse em aprender sem ser algo forçado, tendo um grande aproveitamento.

A utilização de tais recursos, permitirá um acervo maior no auxílio de transmissão do conhecimento, desenvolvendo a capacidade do aluno, com o consequente direcionamento para o mercado de trabalho (desperta o fascínio pela tecnologia), que está cada vez mais escasso as profissões que envolvam tecnologia da informação – TI.

O “aprender” se refere à chance de terem maior abrangência e variedade de exemplos, comparado ao que é possível de ser obtido através dos livros em aulas teóricas.

“Mesmo que todos os alunos tenham computadores, se o professor não é capaz de fazer uma relação educativa consistente do seu trabalho e as ferramentas, nada funciona. O professor é o elemento mais importante, porque ele é quem dá o sentido pedagógico às coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com