TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO, ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS

Por:   •  9/3/2016  •  Resenha  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  3.144 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 1: MÉTODO, ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS

     Existe uma mudança significativa na interpretação dos estudos, essa é dada pelo ingresso em uma faculdade. Implica na necessidade de uma atenção maior na responsabilidade e compromisso com os objetivos acadêmicos. Esse amadurecimento é cobrado em diversas áreas, tais como:  pontualidade, horários de estudo, exercícios e adaptação dos seus métodos de estudar.

     O tempo é um fator chave para quem quer estudar, visto que sua organização e planejamento é um passo para o sucesso. Desta forma, aprender a reorganizar ou encontrar novos horários para estudar são de extrema importância, pois se estas ações forem tomadas a um longo prazo farão uma diferença considerável em termos quantitativos. Entretanto, horas extras de estudo não serão uma ferramenta tão útil caso não estejam vinculadas com a produtividade, tal que para um aproveitamento eficiente de novos espaços de tempo é importante fixar palavras-chave, sublinhar, fazer anotações e sínteses. É imprescindível que os horários sejam cumpridos, esses devem ser subdivididos em: preparação para aula, revisão de aula e revisões gerais para provas.

Horário de preparação da aula: Tem como principais objetivos clarear e familiarizar o aluno com o assunto, dessa maneira o rendimento durante a aula é bem melhor, porque as dúvidas são mais precisas e os apontamentos anotados são mais pertinentes.
Horário das revisões das aulas: Entender todo o conteúdo no momento da aula não é o suficiente. É necessária uma revisão para sedimentar o conhecimento, esclarecer melhor as ideias e para o surgimento de possíveis dúvidas. As revisões podem ser divididas em revisão imediata ou revisão integradora.

- Revisão imediata: É a revisão da última aula, serve tanto para fixação do assunto quanto como preparação da aula seguinte.

- Revisão Integradora: É a revisão feita para unir os conhecimentos adquiridos em aulas anteriores, perceber como eles interagem de alguma maneira.

Horário das revisões para provas: Devem ser feitas revisões integradoras para pegar o assunto por completo. Esta é a última etapa das revisões, então é importante ter em mente que as revisões para prova devem ser realizadas depois do embasamento gerado por estudos anteriores.

     É necessário a todo estudante que tenha consciência que apesar da importância do professor no processo de aprendizagem, quem é responsável pela construção do próprio conhecimento é o aluno. Mostrando assim, a necessidade do comprometimento do estudante nesse processo.

     É essencial o empenho durante as aulas de um aluno que vai à faculdade, este deve deixar de lado qualquer problema que não tenha vínculo acadêmico para não prejudicar seu rendimento. Caso a produtividade não esteja a par do esperado, uma solução é a formação de grupos de estudo. Tais grupos tem o objetivo de melhorar o aprendizado através da contribuição mútua de todos os participantes. O planejamento e preparação prévia dos compromissos do grupo é imprescindível e quão mais dispostos estiverem todos integrantes de participar e contribuir, maior será a produção dos estudos e da realização de trabalhos.

Capítulo 2: ESTUDO PELA LEITURA TRABALHADA

     A essencialidade da leitura para estudar pode ser associada a relação entre a fundação de uma construção e sua estrutura, ou seja, a leitura é o alicerce do estudo e saber ler com qualidade está diretamente atrelado ao desenvolvimento de observações com maior relevância, os quais são pontos de partida para consolidação de novas ideias ou assimilação de novos conhecimentos.

     A seleção do que ler é o primeiro passo a ser tomado, devem ser analisados componentes que poderão informar dados a respeito da relevância do que será lido. Sejam tais componentes: Título, autor, documentação, bibliografia, prefácio, editora e data. A partir dessa análise tem-se uma primeira impressão que já dá algum direcionamento do que se tem para ser lido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com