TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE RECUPERAÇÃO SECUNDÁRIA CONVENCIONAIS

Projeto de pesquisa: MÉTODOS DE RECUPERAÇÃO SECUNDÁRIA CONVENCIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.645 Palavras (15 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 15

MÉTODOS DE RECUPERAÇÃO SECUNDÁRIA CONVENCIONAIS

Pedro Érico Sousa e Santos Ricardo Brito Araujo Adriano Max de Camurça Lima Ana Paula Silva Conceição de Santana

RESUMO

Atualmente com a alta necessidade de produção de energia, o petróleo, que é atualmente o carro-chefe da produção de energia no mundo, não pode ser desperdiçado, e cada vez mais vão surgindo alternativas de melhor aproveitamento dessa energia. Existem técnicas para se obter um melhor aproveitamento dos reservatórios de petróleo, podendo cada vez mais aumentar a recuperação do óleo do reservatório. Uma dessas técnicas é chamada de recuperação secundária, utilizada com o objetivo de manter ou aumentar a pressão do reservatório. Existem dois tipos de recuperação secundária: injeção de água e injeção de gás. A água a ser injetada pode ser água captada ou água produzida junto com o óleo; em ambos os casos deve ser tratada. A água pode ser injetada no próprio óleo ou no aquífero. O gás a ser injetado pode ser o gás produzido, que após tratamento é reinjetado, ou pode vir de outra concessão. O gás a ser injetado pode ser injetado no óleo ou na capa de gás. O objetivo desse trabalho é defi nir os métodos de recuperação secundária.

PALAVRAS-CHAVE

Engenharia de reservatório, recuperação secundária, injeção de água, injeção de gás, energia.

ABSTRACT

Bearing in mind the increasing need for energy production, the petroleum, which is currently the main energy source of the world, cannot be wasted, and new alternatives are emerging for better use of this source. There are techniques which can be used in order to get a better exploitation of petroleum reservoirs, and they can increasingly improve oil recovery from the reservoir. One of those techniques is called secondary recovery, which is used in order to maintain or increase the pressure of the reservoir. There are two types of secondary recovery: water injection and gas injection. The water to be injected can be collected water or water which is produced together with oil and, in both cases, it should

16

Cadernos de Graduação - Ciências Exatas e Tecnológicas - v. 12 - n. 12 - 2010

be treated. The water can be injected in the oil itself or in the aquifer. The gas to be injected can be the produced gas, and, after treatment it is injected, or it can come from another concession. The gas can be injected in the oil or in the gas cap. The objective of this paper is to defi ne the methods of secondary recovery.

KEYWORDS

Reservoir engineering, secondary recovery, water injection, gas injection, energy.

1 INTRODUÇÃO

Vive-se em um mundo onde há um enorme consumo de energia, em virtude do crescimento exponencial da população e da economia como um todo. Sendo assim, é lógica a enorme necessidade por fontes energéticas abundantes, e dentro deste patamar temos o petróleo como fonte preponderante no mundo.

Continuando, têm-se como certo o enorme investimento efetuado nesta área para obtenção do petróleo, nas áreas de exploração e produção. Englobado nesse sentido temos o uso de diversas técnicas que visam aumentar, ou mesmo tornar possível, a produção do petróleo em reservatórios onde sua própria energia natural, a recuperação primária torna-se inefi caz. Tal comportamento é expresso sobretudo com a queda da pressão do reservatório e consequente diminuição da produção. Daí a incrementação com o uso de diferentes metodologias, dentre as quais a recuperação secundária que será alvo do nosso estudo.

2 MÉTODOS DE RECUPERAÇÃO SECUNDÁRIA CONVENCIONAIS

Não é necessário se esperar a queda da pressão e consequente declínio acentuado da produção de óleo para se começar a injeção de água ou gás no reservatório. Ao contrário, a boa prática de engenharia recomenda que a injeção seja iniciada bem antes que isso aconteça. Esta intervenção deve ser realizada antes que o reservatório entre em declínio acentuado e tem o objetivo de manter ou aumentar a pressão.

Há algum tempo o uso adiantado da implantação do projeto de recuperação secundária vem sendo implantado desde o início do projeto de desenvolvimento do campo. O objetivo é de se aumentar inicialmente a produção de óleo e reduzir o declínio de produção, sendo baixo o número de situações onde a mesma não é aplicada inicialmente.

Pode-se defi nir Recuperação Secundária como uma suplementação de energia que é obtida por meio da injeção de água ou gás em poços escolhidos, aumentando ou mantendo a pressão no reservatório.

Para o meio da indústria do petróleo é comum também o uso de técnicas conhecidas como elevação artifi cial e estimulação de poços, que facilitam o escoamento do óleo e aumento na produtividade dos poços, respectivamente. Essas técnicas, no

17

Cadernos de Graduação - Ciências Exatas e Tecnológicas - v. 12 - n. 12 - 2010

entanto, jamais devem ser confundidas com a recuperação secundária, vez que as duas primeiras não afetam diretamente a energia do reservatório, estando mais ligadas ao comportamento dos poços produtores.

Na fi gura 1 pode-se ter a ideia de como se comporta o arranjo do subsolo composto pelo reservatório e pelo poço perfurado.

Figura 1: Representação gráfi ca defi nindo reservatório e poço. F onte: Santana, 2008. A recuperação secundária é uma técnica que requer baixos investimentos e custos operacionais comparado com a recuperação terciária.

Como métodos de recuperação secundária convencionais têm-se a injeção de água e a injeção imiscível de gás, ou seja, injeção de gás que não se mistura com o óleo, sendo este último mais caro, considerando que a estrutura a ser usada é semelhante à da injeção de água, acrescido ao gasto de equipamentos específi cos. São utilizados em casos restritos, onde os outros métodos não são efi cazes. A injeção de água é o método mais utilizado no mundo, primeiramente utilizada no Campo de Bradford, Estados Unidos, no início do século e, aqui no Brasil, o primeiro campo a utilizar esse processo foi o de Dom João na Bahia, em 1953.

A injeção de água atua expulsando o óleo, uma vez que essas substâncias não se misturam. O comportamento ideal da água num poço é um deslocamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com