TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÚSICA COMO ARTE QUE ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM CRIANÇAS

Por:   •  5/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

 MÚSICA COMO ARTE QUE ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM CRIANÇAS

Aluno

Universidade Federal do x (UF)

email@email.com

  1. MUSICA COMO ESTIMULO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES HUMANAS EM CRIANÇAS
            
    A música é uma linguagem universal que está presente desde o início da humanidade, usada em rituais como por exemplo: religiosos, casamentos, nascimentos, morte, fertilidade, políticos. A música pode ser definida de várias formas, de acordo com Weigel (1998, p.10) a música é composta por:
            
    Som: são as vibrações audíveis e regulares de corpos elásticos, que se repetem com a mesma velocidade.
            
    Ritmo: É o efeito que se origina da duração de diferentes sons, longos e curtos.
            
    Melodia: É a sucessão rítmica e bem-ordenada dos sons.
            
    Harmonia: É a combinação simultânea, melódica e harmoniosa dos sons.
            Percebe-se que a música é capaz de estimular várias reações e emoções nas pessoas, seja tristeza, alegria, raiva; além de também ser capaz de atuar como uma espécie de mantra para que o cérebro humano entre em estado de transe, logo a relação da música com a mente é inevitável.


  2. JUSTIFICATIVA
                    
    Desde a Grécia antiga a música era objeto de estudo entre os filósofos, Pitágoras descobriu relações matemáticas entre as notas escalas e construções harmônicas, chegou a estudar a hipótese de que a música possuía poderes de cura. É inegável que a música é a criação artística mais presente na vida humana, todas as pessoas gostam de música, variando apenas o seu estilo, então realizar um estudo para utilizá-la para contribuir com a aprendizagem e como forma estímulo para desenvolver as faculdades humanas em crianças é uma forma de unir o útil ao agradável.



  3. OBJETIVOS
            
    Estudar e averiguar se existe uma forma de que a música seja usada para estimular o aprendizado, desenvolver diferentes áreas da inteligência e da capacidade humana em crianças.



  4. DESENVOLVIMENTO


        

        De acordo com Bréscia(2003) a musicalização é uma construção de conhecimento q desperta o prazer pela música, favorecendo a criatividade a concentração, o respeito pelo próximo e a afetividade. A atividade de musicalização aplicada a crianças permite que elas reforcem o desenvolvimento de habilidades cognitivo/linguístico; psicomotor e socioafetivo, experiências rítmicas nas quais a crianças acompanhem gestos, batam palma, cantem, faz com que elas adquiram senso rítmico e coordenação motora, fatores esses que são importantes para o aprender da leitura e escrita. Atividades coletivas musicais auxilia no desenvolvimento da socialização, estimulando a criança a participar e cooperar em grupo.
        Com o predomínio atual do visual sobre o auditivo e o excesso de ruídos que as pessoas estão acostumadas a conviver, a escuta sensível
[1] nas crianças se torna cada vez menos presente, é necessário que seja feito uso de atividades que estimulem as crianças a perceberem e identificarem os sons a sua volta.
        A música também pode ser usada como uma forma de tornar a escola um ambiente mais receptivo e alegre para as crianças, além de também poder ser estudada como uma matéria em si, dessa forma desenvolvendo a inteligência musical das crianças, como linguagem artística, e como forma de agregação de cultura apresentando diferentes estilos e gêneros aos alunos(Chiarelli e Barreto).
        Encontra-se também uma ligação entre a música e a saúde, a musicoterapia vem sendo usada cada vez mais em hospitais, e mostrou-se efetiva na diminuição dos sintomas de pacientes que realizam tratamento com quimioterapia segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina do Centro de Ciência Médicas e Biológicas da Pontifica Universidade Católica de São Paulo. O ato de cantar estimula o controle da respiração e uma maior oxigenação no cérebro.
        O escutar música por si só, independentemente do estilo não tem relação alguma com desenvolvimento de uma inteligência lógica matemática, como por muito tempo acreditou-se que fazer crianças escutarem música clássica a tornaria mais inteligente, “É possível que estudos futuros revelem o potencial da música no desenvolvimento da inteligência. Porém, até o presente momento, é necessária muita cautela no assunto, já que relações e causas sólidas entre o aprendizado musical e a inteligência lógica ainda não foram encontradas.” (Ilari).





...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com