TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  3/11/2015  •  Monografia  •  7.111 Palavras (29 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 29

FALC- FACULDADE ALDEIA DE CARAPICUIBA

JULIANA RODRIGUES SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA ARTE

NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

CARAPICUIBA

2014

FALC- FACULDADE ALDEIA DE CARAPICUIBA

JULIANA RODRIGUES SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA ARTE

NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Monografia apresentada como exigência do curso de Pós-Graduação para obtenção do título de Especialista em Arte Educação, sob orientação do Professor Orientador: Emerson Fiorentini

CARAPICUIBA

2014

A IMPORTÂNCIA DA ARTE

NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

JULIANA RODRIGUES SANTOS

APROVADA EM _____/_____/________

BANCA EXAMINADORA

EPÍGRAFE

“Nada tem significado se percebermos apenas fragmentos separados. Porém, à medida que os fragmentos unem-se em síntese, uma nova entidade emerge, cuja natureza nós não poderíamos ter previsto considerando apenas os fragmentos”.

Piero Ferrucci (2007)

AGRADECIMENTOS

A Deus, pelos milagres.

Aos meus pais pelos incentivos e alegrias a cada conquista.

Ao meu marido, Rafael, por estar sempre presente no meu caminho.

A Todos os professores da Faculdade FALC pelo espaço de aprendizagens e trocas.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a todos os meus alunos: aqueles que já foram, são ou passarão a ser nos anos que se aproximam, na qual eu posso incentiva-los, movê-los e transformar seus conhecimentos através do ensino da arte.

RESUMO

O presente trabalho aborda a colaboração dos conteúdos de arte no desenvolvimento infantil. O papel desta área é contribuir para a construção da autonomia de nossas crianças, ampliar as possibilidades do processo de ensino aprendizagem na educação formal e levar professores a reflexão sobre as práticas de ensino que encontramos em nossas escolas. Clareando deveres e direitos, a arte, não deve ser vista como um passatempo ou como um momento de atividades meramente de desenho ou pintura, mas sim com igual importância aos conteúdos de linguagem oral, escrita, matemática etc. Pensada de maneira adequada, a arte contribui significativamente para o processo de desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil, através da construção coletiva, espaços para reflexões e substituição de modelos tradicionais.

Palavras – chave: Desenvolvimento Infantil; Ensino e Aprendizagem; Arte.

ABSTRACT

This paper discusses collaboration content of art in child development. The role of this area is helping to build the autonomy of our children, expanding the possibilities of the teaching learning process in formal education and lead teachers to reflect on teaching practices that we find in our schools. Clarifying duties and rights, art, should not be seen as a hobby or as a moment of activities merely drawing or painting, but with equal importance to the content of oral language, writing, math, etc. Designed properly, the art contributes significantly to the development process of students from kindergarten through collective construction, spaces for reflection and replacement of traditional models.

Key words: Child Development; Teaching and Learning; Art.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................

A ARTE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.....................

O ENSINO DA ARTE..............................................................................

CONCLUSÃO........................................................................................

REFERÊNCIAS......................................................................................

INTRODUÇÃO

        A prática da arte na Educação Infantil não é novidade, em algum momento da nossa formação como professores já estudamos ou pesquisamos sobre isso. No entanto é importante refletirmos sobre esse assunto no que se refere à qualidade dada a essa prática, aos momentos de expressão e criação, respeitando de forma individualizada o aprendizado, as ações e o pensamento de nossas crianças.

“O verdadeiro e natural caminho para que o homem realize seu potencial criador..., reside no processo elementar de cada um poder crescer em seu tempo vital e poder amadurecer, de poder integrar-se como ser individual e como ser cultural.” (OSTROWER, 1977 pg 144)

        O desenho, a pintura e todos os demais conteúdos de Arte, não devem ser aplicados como trabalhos mecânicos, feitos por acaso ou para passar o tempo. A Arte é um movimento que possui muitos significados e deve ser trabalhada nas mais diversas formas, intencionalidades e variedades.

        Na Educação Infantil, a Arte é um processo significativo, prazeroso e que possibilita a expressão e a representação entre o real e o imaginário.

        O desenho, os rabiscos, são exemplos de comunicação utilizados desde os primórdios, antecede a fala formal, a escrita. Isso nos remete a reflexão que o desenho, por si só, fala nos transmite uma mensagem. Além de significar suas obras, as crianças precisam descobrir novos materiais, diferentes recursos artísticos e leva-las a explorar e de divertir com novas descobertas, com os novos caminhos.

        Essas conquistas são almejadas, através de um trabalho consistente, embasado em projetos e que tenha como principal objetivo levar a criança ao pensamento critico, as produções com intencionalidade, que ganhem formas, expressões, desejos, emoções e que aumentem a capacidade criadora.

        O meio, aqui particularmente tratada como a escola, é que dará essas oportunidades, permitindo que haja: relação com outro, brincadeiras, experimento de ideias etc.

        Para embasar essas discussões percorreremos um caminho entre os estágios do desenho (Lowenfeld), a formação de nossos professores (Ana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)   pdf (483.6 Kb)   docx (2.5 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com