TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Artes no Desenvolvimento Infantil

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Artes no desenvolvimento infantil

Curso: Pedagogia – Licenciatura

Disciplina: Artes Criatividade e Recreação

Profª. Tutora Presencial: Sandra Andréia Pacheco

Profª EAD: Mª Clotilde Bastos

 

Beatriz de Oliveira - 380602                    

Veridiana Carina Kappel Lima – 391206

TAQUARA – RS

SETEMBRO - 2014

Memórias escolares:

Depoimento vivenciado pela acadêmica Veridiana:

        Tão esperada era na minha infância na escola, a hora das atividades que envolviam pintura, desenho, colagem, ou seja, trabalhos manuais, pois trazia momentos prazerosos, de alegria e diversão.

        Gostava muito de trabalhar com os mais diversos materiais, como couro, cartolina, caixas de ovos, cascas e folhas. Especialmente me interessava quando tínhamos que olhar uma imagem ou figura e transportá-la para o papel.

        Me divertia extremamente com os ensaios das peças de teatro, que normalmente ocorriam em minha casa, com o grupo de colegas escolhido, ali podíamos desenvolver e colocar em prática nossa criatividade, junto com muitas risadas.

Depoimento vivenciado pela acadêmica Beatrís:

        

Na época do jardim de infância, adorava as atividades que envolviam desenhar, pintar, recortar e colar... Lembro até hoje de muitas atividades dadas.

        As aulas de dança, onde ensaiávamos danças típicas do sul, como o Pezinho, eram muito divertidas e ficaram marcadas em minha memória.

        A integração da turma se dava de forma amistosa, acredito que estas atividades contribuíram muito para isso.

Texto reflexivo sobre as semelhanças e diferenças das memórias escolares:

        As duas memórias retratam a realidade da época, onde as atividades artísticas eram mais especificas e semelhantes.

        Percebemos que os professores da época valorizavam as atividades dos alunos, e estas eram repetidas de ano para ano.

        Com o passar dos anos e com os estudos sobre a educação, vemos que a educação artística vem desenvolver mais do que as habilidades motoras e de motricidade, mas sim, levar o aluno a apreciar uma obra, produzir e refletir.

Papel da arte na educação contemporânea:

        A arte aplicada na educação da criança possibilita diversas formas de ensino e aprendizagem, pois aguça a curiosidade do aluno, desenvolve seu raciocínio, criatividade e imaginação, possibilitando a livre expressão de emoções, sentimentos e pensamentos.

        De acordo com Ferraz e Fusari (1999, p. 16), “a arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo”.

        A disciplina de artes na escola deve ser proveitosa e motivar o aluno a criar, produzir e reconstruir por si mesmo, desenvolvendo assim sua capacidade e demostrando o seu potencial, permitindo ao professor conhecer dessa forma cada um de seus alunos.

        “Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o reapresenta à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário...” (MARTINS, M. et al, 1998, p.57).

        Deve ser proposto ao aluno atividades onde o mesmo possa expressar sua opinião, assim como também seus sentimentos, estimulando a troca de informações, permitindo a formação de cidadãos críticos, participativos, seguros de suas escolhas, conscientes de que seus limites terminam onde começam o do outro.

        Com a arte contemporânea o professor pode trabalhar com obras de arte famosas, onde os alunos podem interpretá-las da maneira como veem, tentando ainda reproduzi-las em papel ou mesmo telas de pintura.

        A arte influencia e faz parte da educação tanto dentro quanto fora da sala de aula, ela está presente no nosso dia a dia, o aluno aprende e desenvolve sua percepção e sensibilidade não somente ao realizar os trabalhos artísticos, mas também quando os aprecia e reflete sobre eles.

         

Pilares para o desenvolvimento expressivo e criativo da criança:

1º) Artes Visuais: Através das Artes Visuais, as crianças trabalham a sua criatividade e imaginação, desenvolvendo um percurso de criação, percepção, ideias, habilidades e formas de ver o mundo.

        É importante o reconhecimento de elementos da linguagem visual em objetos e imagens, naturais ou fabricados, onde seja possível analisa-los e também produzir suas formas visuais.

        Os alunos ao apreciarem trabalhos e objetos de arte, desenvolvem o pensamento reflexivo, analisando e comparando contrastes e semelhanças, buscando conhecer mais sobre a história, região, época, cultura entre outros.

As leituras de imagens devem contemplar a maior diversidade possível, sendo significativas para as crianças. Por meio da apreciação é possível correlacionar a arte com o universo de cada aluno. O professor pode atuar como um provocador da apreciação e leitura da

imagem.

2º) Música e Dança: Através da música o aluno pode vivenciar um processo de expressão individual ou grupal, dentro da escola ou mesmo em casa. O professor pode usar os elementos musicais como aliados em atividades que valorizem o processo individual de cada aluno. Tornar a audição mais aguçada, fazendo com que cada um possa interpretar os diversos sons existentes, desde os naturais, feitos pelo homem e os musicais, fazendo com que a partir disto, o aluno componha suas próprias letras. Os sentimentos e ideias podem ser mostrados através da linguagem musical como forma de desenvolver cada vez mais a sensibilidade de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (308.7 Kb)   docx (545.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com