TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da arte no desenvolvimento infantil

Por:   •  11/9/2015  •  Resenha  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Arte, sempre presente na vida dos seres humanos desde os primeiros habitantes das cavernas, é uma linguagem que expressa e comunica. Não desvinculada de um contexto, ela expressa a individualidade daquele que a produz, da mesma forma que é reveladora de uma cultura, em uma determinada época.

Não restritas ao mundo adulto, as Artes Plásticas se constituem em linguagem da criança que se manifesta na utilização dos pontos, das linhas, das formas e das cores e que vão permitir a ela se apropriar de um dos primeiros alfabetos para se expressar. (Albano,2004). Para a criança, a experiência com a Arte é uma forma de a criança organizar e compreender o mundo e envolve o movimento, as brincadeiras, a fantasia e a imaginação.

Assim, a Arte, nas suas diferentes modalidades, precisa estar presente na educação infantil, exigindo um(a) professor(a) observador(a), atento(a) e sensível, que compreenda e valorize o processo de experimentação e criação infantil e organize os tempos, os espaços e os materiais para as diferentes experiências.

A importância da arte no desenvolvimento infantil

Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a perceber que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças.

O ensino de arte parte do princípio que através da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo.

No livro “Espaço real,espaço imaginário” de Maria Helena Cunha (1991), a autora traz considerações diretas sobre o desenvolvimento das crianças no universo das imagens partindo da análise de seus três filhos quando crianças de 3 e 4 anos.

Para a autora, a criança tem acesso a diferentes materiais e estão sendo estimuladas no processo de conhecimento de mundo, estreitam a relação do imaginário/real, consciente/inconsciente. O desenho da criança pequena, acima de tudo, reflete diretamente suas relações interiores, sempre se remetendo/acionando a dimensão coletiva deste processo.

De acordo com Jean Claude Arfouillou, o desenho infantil é essencial em pesquisas com crianças pequenas a respeito de seu desenvolvimento. O desenho é visto como um preenchedor de lacunas deixadas e revelador de formas de ver o mundo das crianças. Segundo esse pesquisador,

Ele é um traço, um testemunho (...) É como uma janela aberta para uma terra incógnita, um continente perdido onde moramos há muito tempo e que é o domínio de seres muito enigmáticos: as crianças.

(op.cit:128)

Em contrapartida com outro autor, Joseph Di Leo, onde concentra suas pesquisas em desenhos infantis. O autor defende que os desenhos infantis são reveladores do desenvolvimento psíquico da criança e que através dele pode solucionar distúrbios psíquicos. Di Leo, afirma ainda, que nos traçados (mais ou menos fortes), nas cores, nos rabiscos, pode-se produzir sentimentos, angústias, ansiedades daqueles que os produziram.

Ferraz & Fusari (1993) em Metodologia do ensino da Arte, apresentam uma reflexão sobre arte-educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com