TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natura relatorio

Por:   •  19/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Natura “principais acontecimentos” 2013

A partir da visualização do vídeo da Natura “Principais Acontecimentos” pôde-se perceber como uma empresa de grande porte, de renome internacional pode, e deve, trabalhar de maneira sustentável e responsável, não só na produção, mas em todos os setores inerentes a ela, inclusive na qualidade de serviço de seus colaboradores.

A Natura é uma empresa que se mostra estar sempre em busca de inovação e qualidade em seus processos e produtos finais, fixando rotineiramente projetos e propostas de sustentabilidade, como o “Bem Estar Bem”, investindo em Tecnologias da Informação, Capacidade de Logística, Produtos com conceitos transformadores, que geram e agregam valor tendo-se como foco disseminar a ideia de um consumo consciente.

Nos dias atuais a maior preocupação é o meio ambiente, ou seja, sustentabilidade. Ser sustentável significa atuar em favor das gerações futuras, promovendo o equilíbrio entre meio ambiente, negócios e sociedade. Hoje a maioria da população preocupa em adquirir produtos que não geram muitos impactos e que depois de serem consumidos possam ser reciclados devido aos acontecimentos atuais.  

A Natura está investindo na capacitação em fornecer mais produtos ao consumidor, mas se preocupando com o meio ambiente, com o bem estar de seus clientes e de toda rede de fornecedores e funcionários. Não adianta ter somente produtos de qualidade se não visar os impactos gerados pelo consumo.

A marca “Sou” mostra para a sociedade um consumo consciente para o futuro com menos gasto de energia, menos desperdícios e menos tempo na fabricação. Com uma embalagem mais moderna, barata e mais fácil para transporte.

A Natura também criou o programa “Carbono Neutro” que visa promover a redução de carbono atingindo assim suas metas ambientais. A ideia que a Natura demonstra e que deveria ser seguida, é a de que ao invés de se mitigar impactos a busca deva ser por se ter um impacto positivo e para toda a sociedade.

A Natura interessantemente quer promover sua marca atrelada a ética, o que é para ela o próprio jeito que se faz. Assim, sua representação é de uma sustentabilidade em todas as relações.

Como você percebe a influência do amadurecimento do debate sobre sustentabilidade e da evolução da consciência ambiental nas implementações do sistema de gestão ambiental da empresa Natura?

A Natura é uma empresa que desde o seu início promove a ideia de transformar recursos em produtos sustentáveis, desenvolvidos sobre as diretrizes ambientais, mas isso é cada vez mais evidente. É notório como a cada dia a Natura inova em seus processos e isto é possível de se verificar dentre tantos projetos e propostas que ela lança no mercado, como a marca Sou, suas metas de gerar impactos positivos na sociedade, a linha Ekos, entre outros. E com o passar do tempo e com vários prêmios ganhos, seu amadurecimento da gestão ambiental se torna real e eficaz.

Considerando as informações apresentadas no vídeo, como um sistema de gestão ambiental pode atribuir diferencial competitivo a uma empresa e ser considerado no processo de inovação organizacional?

As políticas atuais prezam pelo desenvolvimento responsável e sustentável, incentivando cada vez mais o gerenciamento dos processos industriais dentro das normas ambientais, gerando incentivos fiscais e subsídios para as empresas que assim os fizerem. Assim, a empresa que possui uma gestão ambiental organizada e eficaz agrega valor a sua marca e ganha visibilidade positiva no mercado, atraindo consumidores, o que então atribui uma competitividade maior a sua empresa e lucratividade. Inovar é justamente inserir programas que disseminem políticas sustentáveis, buscando tecnologias e qualidade em todos os processos.

REFERÊNCIAS:


NATURA. Principais acontecimentos: Relatório Natura 2013. 2014. Disponível em: . Acesso em: 22 de maio 2015.

NATURA. Nossas Marcas. Disponível em: <http://www.natura.com.br/www/nossas-marcas/sou/quem-sou>. Acesso em: 22 de maio 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com