TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tendencias De Mkt

Exames: Novas Tendencias De Mkt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  6.946 Palavras (28 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 28

1) Desafios de uma nova era de Marketing

A internacionalização dos negócios é fato reconhecido no que concerne à importância do comércio de exportação/importação e da expansão das corporações internacionais, especialmente na tríade que engloba a América do Norte, a Europa e o Japão. Os desafios mais intrigantes e surpreendentes virão provavelmente virão provavelmente de fora das economias desenvolvidas dessa tríade. Por exemplo, o crescente papel que a China e a Índia estão desempenhando na economia global.

Contudo, menos previsíveis são as outras formas de impacto que as diferenças econômicas podem causar, implicando efeitos dramáticos. Por exemplo, tem havido alguma preocupação com a tendência de as empresas ocidentais terceirizarem funções, como operações administrativas, centrais de atendimento ao cliente e desenvolvimento de software, contratando-as na Índia e na China para aproveitar as vantagens dos baixos custos de mão-de-obra disponíveis.

As exportações mais importantes de países com Índia e China bem podem ser os novos modelos comerciais, os quais impactarão as formas estabelecidas de fazer negócios do mundo desenvolvido.

1.2 Estratégia direcionada para o mercado

Qualquer negócio em que se trabalha hoje sofre pressões externas, seja de política, da economia, de pressões internacionais. Todo funcionário, seja qual for o tamanho do negócio, deve estar ligado naquilo que afetará esse negócio. Acompanhar a política, o desdobramento da economia nacional e mundial, mudanças de comportamento de consumidores, novas leis aprovadas ou modificadas. Não faltam mídias para esse mundo: jornais, internet, rádio, televisão, revistas, entre outros.

Junto com a responsabilidade do dia-a-dia de produzir resultados, atender clientes, os funcionários devem ser muito sensíveis ao que se passa à sua volta, detectando tendências, comportamento de concorrentes, entre outros.

Os desafios impostos por profundas mudanças mercadológicas e concorrentes cada vez mais competitivos com os quais os executivos de todo mundo estão sendo confrontados são complexos e emergem velozmente.

A demanda por valor agregado em mercadorias (produtos) e serviços não tem precedente, pois os clientes adquirem um conhecimento cada vez maior quanto aos produtos a serem adquiridos, tornando-se mais perspicazes nas avaliações que fazem.

Modelos empresariais inovadores, que alteram as funções tradicionais de um setor de negócios, estão definindo a nova agenda de desenvolvimento de estratégias empresariais e de marketing. As empresas vêm adotando estratégias direcionadas para o mercado, guiadas pela lógica de que todas as decisões estratégicas do negócio devem começar com um entendimento claro dos mercados, clientes e concorrentes.

1.3 Foco no cliente

O conceito de marketing tem proposto o foco no cliente por meio século, ainda que, até os anos 90, essa ênfase tenha tido um impacto limitado nos gerentes, como forma de gerenciar um negócio. Para determinar a satisfação do cliente, a experiência de uso do produto pelo comprador é comparada às suas expectativas.

Valor Adicional ao cliente: significa a concessão de benefícios menos os custos envolvidos na aquisição do produto. O pacote de benefícios inclui o produto, os serviços de suporte, o pessoal envolvido na compra, a experiência de uso e a imagem percebida do produto (marca). Os custos incluem o preço de compra, o tempo e a energia envolvidos e os custos físicos.

1.4 Foco Estratégico

Foco estratégico é o processo de concentração de idéias e ações em um único fator que ajudará a sua organização e vencer e manter uma vantagem competitiva no mercado.

Estratégias são ações que uma organização deve adotar para conseguir e manter uma vantagem competitiva no mercado. Estratégia é sinônimo de vantagem competitiva. A estratégia está baseada na percepção do cliente. Para que a estratégia da empresa funcione, os seus clientes precisam perceber quais são os produtos ou serviços oferecidos por você que atendem às necessidades dele de maneira mais efetiva do que os produtos e serviços dos concorrentes.

O foco estratégico tem uma dimensão em longo prazo, ou seja, não tem como objetivo meramente vencer a disputa por um produto ou linha de produto em particular, ou mesmo em um mercado estabelecido num determinado dia, embora isso também faça parte. O objetivo é criar sistemas, abordagens e métodos que vençam consistentemente batalha após batalha de uma longa guerra.

1.5 Identificação de competências

Em um projeto de marketing de estratégia de marketing, é muito importante entender as competências de uma organização e como elas se relacionam com as exigências de valor dos clientes. Essas competências podem permitir à organização competir em novos mercados, fornecer valor adicional percebido como significativo pelos clientes e criar barreiras à entrada de potenciais concorrentes no mercado.

Uma competência: (1) oferece contribuição inigualável (maior) para a obtenção de valor adicional ao cliente ou (2) permite à organização agregar valor ao que é oferecido aos clientes de forma substancialmente mais eficiente em relação aos custos.

1.6 Valor e competências

Valor, para os compradores, engloba os benefícios de os custos resultantes da compra e do uso dos produtos. O valor é percebido pelo comprador. O valor adicional ocorre quando há benefícios líquidos positivos. Uma empresa precisa buscar oportunidades de valor que correspondam às suas competências diferenciais. Uma empresa orientada para o mercado utiliza seus processos de percepção de mercado, diagnósticos compartilhados e tomada de decisão interfuncional para identificar e aproveitar as oportunidades de valor adicional.

Globalização

A nova era do marketing estratégico impõe vários e importantes desafios aos executivos. O crescimento da globalização apresenta uma série de oportunidades complexas. Inovações radicais produzirão muitas oportunidades de novos produtos, o que exigirá qualificação e visão para decidir quais opções deverão ser trabalhadas. Além disso, a nova era promete aumentar a exigência de comportamento ético e responsabilidade social.

2) Sistemas de Informação

Há muitos tipos de sistemas de informação dentro da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com