TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas pessoas questões de gestão

Tese: Novas pessoas questões de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 - Aula-tema: Os novos desafios da Gestão de Pessoas.

Passo 1

A importância da Gestão de Pessoas nas organizações em mudança.

Atualmente nos deparamos com uma sociedade globalizada, totalmente competitiva, tentando se adaptar ao processo de mudanças de informação ocorridas a cada dia. Com isso as organizações vêm tentando buscar uma sólida estruturação, para tentarem sobreviver. Elas baseiam-se em equipes seguras, firmes em comportamentos, postura e atitude, sendo estas completamente ligadas e alinhadas aos valores da organização, todos com um único objetivo, alcançar o resultado esperado pela organização.

Neste contexto vemos com grande é a importância da Gestão de Pessoas dentro das organizações, atuando desde o nível produtivo da empresa até a mais alta e hierárquica função de liderança, buscando administrar e/ou gerenciar conhecimento, capital humano e talentos disponíveis.

A Gestão de Pessoas tem como tarefa a formação de equipes produtivas e comprometidas com as atividades e metas da empresa. Para isso a Gestão de Pessoas utilizam de processos seletivos, treinamentos e atividades de aperfeiçoamento, para que sejam desenvolvidas habilidades individuais, melhorando também na forma de investimentos e recursos, além de buscar a maximização dos lucros das organizações.

Gestão de Pessoas é na realidade um conceito que apresenta a forma de como os indivíduos vem se estruturar para gerenciar e orientar o comportamento humano dentro de um ambiente organizacional, buscando a pessoa certa para determinada função e trabalho a ser realizado, ou seja: buscam pessoas competentes com habilidades necessárias, sendo estas comprometidas com seu trabalho, trabalhando com prazer e tendo estes em mente o valor da sua colaboração para que a empresa venha alcançar seus objetivos.

Mas não é tão simples assim, para contar com bons talentos, também é necessário que haja um recrutamento eficaz, além de implementar programas de capacitação, programas de treinamento e acompanhamento diário do desempenho obtido, entre outros programas de motivação também é uma forma de estimular a colaboração e o compartilhamento de conhecimento.

Outros aspectos também devem ser levados em consideração, quando se tratam de pessoas, uma vez que existe vida em equilíbrio também existem diferentes áreas a serem buscadas, como por exemplo: saúde física, espiritualidade, relacionamentos, realização pessoal e legado, lazer, financeira, entre outros. A pirâmide de Maslow Motivation and Personality (1970), mostra a necessidade humana em níveis de importância e influenciação desta forma:

Figura 1: Conceito da Pirâmide de Maslow – Pirâmide das Necessidades.

Fonte:www.carinegt.wordpress.com – Pirâmide de Maslow/ Acesso: 19/10/2013.

A Gestão de Pessoas traça objetivos comuns à empresa e aos colaboradores buscando na realidade a satisfação mútua. De forma que quando uma organização enxerga seus funcionários como parceiros de seu desenvolvimento e os funcionários pensam os mesmo em relação à organização, esta relação muda do controle para o desenvolvimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com