TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACONTECIMENTO HISTÓRICO GEOMÉTRICO

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO - CLARETIANO

SANDRO NIEMICZ

ATIVIDADE DE PORTIFÓLIO SEMANA 3

ACONTECIMENTO HISTÓRICO GEOMÉTRICO

Curitiba

Ago / 2015


INTRODUÇÃO

Este trabalho trata de uma reflexão teórica sobre a percepção de um dos acontecimentos históricos que influenciou no processo e características na Educação da Geometria.  

Os estudos seguiram a percepção de vertentes que norteiam a maioria dos estudantes. Uma das vertentes segue as explicações do Professor Hallen P. Ferreira (vídeo aula) que explica o que é a reflexão da Metodologia Geométrica e histórica. A outra é uma reflexão fundamentada em alguns autores e site. Após a definição histórica da geometria “História da Geometria”. Diante da estruturação e contexto do tema, o trabalho analisa os modelos geométricos, o antigo e o atual. Estes dois modelos podem ser considerados como as faces extremas e antagônicas da metodologia no ambiente de aprendizagem dos povos porque houve a preocupação em definir as causas, e consequências no tamanho de área para plantações e construções. A ação é compreendida no sentido de aprendizagem, e a organização como uma estrutura sistemática das interações comunicativas e evolutivas.  


HISTÓRIA DA GEOMÉTRIA E DEFINIÇÃO MODERNA

A Geometria é uma das ferramentas estudadas em matemática (a origem da geometria (do grego geo =terra + metria= medida, ou seja, "medir terra") este conceito surgiu com a necessidade dos mesopotâmios e egípcios de medir as terras em que eram feita as plantações e também a necessidade de construir templos e pirâmides em homenagem aos deuses e faraós. Com isso também melhorava os sistemas de arrecadação de impostos e consequentemente seguidos este modelo foi seguido pelos futuros governantes em geral.  

Nestes tempos modernos pode-se ter uma visão melhor das organizações que podem ser de caráter público ou privado, dependendo de quem é o beneficiário; podem ser de caráter governamental ou não-governamental, dependendo se é parte ou não do aparelho de Estado; podem ser de caráter lucrativo ou não-lucrativo, dependendo de seu interesse comercial. Organizações são tomadas como representações sociais que possuem objetivos conhecidos (missão, direção), onde atuam pessoas (grupamento social), usando de recursos, incluindo tecnologia, de acordo com uma certa estrutura e para realizar tarefas específicas.  

Já que a economia da época era baseada na agricultura e economia. Ao longo dos anos, as organizações foram analisadas e estudadas através de vários paradigmas que levaram a diferentes Teorias Organizacionais. CHIAVENATO (2003, p. 2) define organização da seguinte forma “A vida das pessoas depende intimamente das organizações e essas dependem da atividade e do trabalho daquelas”. Isso é refletido pelas origens da palavra organização que deriva do grego orgamon que significa uma ferramenta ou instrumento. Já que os construtores usavam tamanho das partes do corpo do Rei, assim como o palmo, pé, passo e outras que serviam para desenvolver as unidades de medida.  

A geometria surgiu independentemente em várias culturas antigas como um conjunto de conhecimentos práticos sobre comprimento, área e volume.

UM MODELO DE APRENDIZAGEM

Um simples conceito em que pode-se citar o ensino da geometria é pegar uma simples vareta de pipa e explicar sobre o plano, a reta, o retângulo, triangulo ou independente da forma das figuras da pipa. Conforme os Elementos de Euclides de Alexandria descrito na figura abaixo em que explicava várias formas geométricas e suas aplicações:

Os Elementos de Euclides, c. 1309–1316

“Uma prova dos Elementos que, dado um segmento de reta, existe um triângulo equilateral que inclui o segmento como um de seus lados. A prova é por construção: um triângulo equilateral ΑΒΓ é feito desenhando-se os círculos Δ e Ε centrados nos pontos Α e Β, e tomando-se uma intersecção do círculo como o terceiro vértice do triângulo”.

Conforme figura abaixo também retirada do site Wikipédia uma breve história do matemático:

Representação artística de Euclides

“Euclides de Alexandria (em grego antigo: Εὐκλείδης Eukleidēs; fl. c. 300 AC) foi um professor, matemático platónico e escritor possivelmente grego, muitas vezes referido como o "Pai da Geometria". Além de sua principal obra, Os Elementos, Euclides também escreveu sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor. A geometria euclidiana é caracterizada pelo espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico, metáfora do saber na antiguidade clássica e que se manteve incólume no pensamento matemático medieval e renascentista, pois somente nos tempos modernos puderam ser construídos modelos de geometrias não-euclidianas”.

O ensino de diferentes atividades individuais com a finalidade de uma aprendizagem mais simples para uma sociedade tão carente em educação sempre será bem vinda. Ao se referir às diferentes atividades e à coordenação pedagógica existente nas escolas públicas e privadas de um ensino com maior qualidade parte do início do simples para o mais complexo conforme o desenvolver do cronograma proposto por cada instituição.

OS ELEMENTOS

Um dos mais antigos fragmentos sobreviventes de Os Elementos de Euclides, encontrado entre os Papiros de Oxirrinco e datado de cerca de 100 d.C. O diagrama acompanha o Livro II, Proposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com