TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Administrador Na Administração pública

Dissertações: O Administrador Na Administração pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal de Ouro Preto

Centro de Educação Aberta e a Distância

Bacharelado em Administração Pública

Disciplina: FILOSOFIA E ÉTICA

Professor: Luciano Batista de Oliveira

SEMINÁRIO TEMÁTICO: CULTURA BRASILEIRA ASPECTOS GERAIS E INSTITUIÇÕES QUE A GERAM

EDUCAÇÃO

Abril/2013

Salinas/MG

SEMINÁRIO TEMÁTICO: CULTURA BRASILEIRA ASPECTOS GERAIS E INSTITUIÇÕES QUE A GERAM

EDUCAÇÃO

Abril / 2013

Salinas/MG

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE EDUCAÇÃO....................................................................................4

2.1 EDUCAÇÃO NO BRASIL......................................................................................4

2.2 EDUCAÇÃO – DIREITO DE TODOS E COMPROMISSO DAS ENTIDADES GOVERNAMENTAIS....................................................................................................6

2.3 EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICIPIO DE SALINAS................................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS..........................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

A educação exerce um papel fundamental nas relações sociais, servindo para evitar as contradições que existem entre os interesses sociais e pessoais. Ela é vista como um fator que contribui para a transformação social. Todavia, ela sozinha não tem o poder de transformar, pois surge das mais diversas experiências de vida e das mais diferentes condições de trabalho.

A educação é uma das maneiras de tornar comum o saber, a idéia, a crença... Tem a ver com a produção, transmissão e reprodução do conhecimento. A educação pode existir imposta por um sistema centralizado de poder que usa a educação como um recurso a mais de dominação. Também pode ser uma construção coletiva, com participação co-responsável das pessoas envolvidas, que usa a educação como instrumento de libertação.

O acesso ao ensino escolar formal faz parte do processo de educação dos indivíduos e é um direito fundamental do ser humano que deve ser garantido pelo Estado.

No processo educativo em estabelecimentos de ensino, os conhecimentos e habilidades são transferidos para as crianças, jovens e adultos sempre com o objetivo desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade.

“O homem que a educação deve realizar, em cada um de nós, não é o homem que a natureza fez, mas o homem que a sociedade quer que ele seja; e ela o quer conforme o reclame a sua economia interna, o seu equilíbrio” (Émile Durkheim).

Baseado neste conceito foi desenvolvido este trabalho para analisar como esta sendo a evolução da educação no Brasil e em especial no município de Salinas. O tema foi explicado de forma sucinta abordando principalmente o valor da educação e como ela é administrada e visada dentro da política pública brasileira, onde serão mostradas algumas ações governamentais que agem através de programas e projetos direcionados para melhorar a qualidade da educação do povo brasileiro.

2. CONCEITO DE EDUCAÇÃO

Educação é o desenvolvimento integral do indivíduo: Corpo, mente, espírito, saúde, emoções, pensamentos, conhecimento, expressão, etc. Tudo em benefício da própria pessoa, e a serviço de seu protagonismo e autonomia. Mas também sua integração harmônica e construtiva com toda a sociedade.

Educação engloba os processos de ensinar e aprender, de ajuste e adaptação. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes. A prática educativa formal - observada em instituições específicas - se dá de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas.

2.1 EDUCAÇÃO NO BRASIL

Hoje em dia, considera-se a educação um dos âmbitos mais importantes para o desenvolvimento de um país. É através de aquisição de conhecimentos que uma nação cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito, pois o processo é lento e precisa, sobretudo, de paciência e principalmente, ação.

A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família, e está a ser promovida com a colaboração da sociedade, com o objetivo de desenvolver plenamente o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação nos trabalhos com vista ao bem-estar comum; preparar os indivíduos e a sociedade para dominar recursos científicos e tecnológicos que permitirão a utilização das possibilidades existentes para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com