TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Quadra Poliesportiva

Por:   •  4/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.139 Palavras (13 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 13

ANTEPROJETO DE UM CENTRO DE ESPORTES EM QUADRAS DE AREIA NA[pic 1][pic 2]

CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB

Antônio da Silva Sobrinho Júnior* José Alexander Bezerra Araújo** Tatiana Moura Rodrigues***

RESUMO


A busca pela qualidade de vida e o corpo perfeito atrai milhares de pessoas a praticar atividade física em todo o Brasil. Eventos como a Copa do Mundo  e  Olimpíadas realizadas no nosso país, incentivam a prática esportiva, trazendo uma série de vantagens, ao corpo humano e a sociedade.Porém uma nova forma de praticar essas atividades físicas vem gerando destaque no cenário brasileiro, as pessoas estão  saindo das quatro paredes de uma academia para praticar as atividades ao ar livre. O presente trabalho trata tem como objetivo elaborar o anteprojeto arquitetônico de um Centro de Esportes em  Quadras de Areia para jogos profissionais e  treinamento físico no bairro do Cristo na cidade de João Pessoa-PB.  Esse equipamento busca condições necessárias para  a prática do esporte, e também, ajudar a comunidade


[pic 3]

*Professor adjunto do Departamento De Arquitetura da UFPB. Professor

a sair do sedentarismo, melhorando a qualidade  de vida e atraindo as pessoas para os possíveis eventos. Considerando os aspectos estruturais, estéticos e funcionais.

Palavras-chave: Anteprojeto. Esportes. Areia. Atleta.

Treinamento.


dos cursos de Engenharia Civil e

Arquitetura do UNIPÊ. E-mail: sobrinhojr@hotmail.com.

**Graduando do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unipê. E-mail: lex_edif@hotmail.com.

***Professora do curso de Engenharia Civil do Unipê. E-mail: rodriguestatiana@hotmail.com.

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

O Brasil é um país grande e com muitos espaços livres, porém, em muitas cidades os espaços destinados  a  áreas de lazer e esportivas abertas para a co- munidade são precárias ou inexistentes, sendo urgentes políticas nesse sentido, que também auxiliam na qualidade de  vida e saúde  da  comunidade.  Além disso, quando o assunto é esporte, ele


possui 13 títulos mundiais dos 16 disputados no futebol de areia.Já no vôlei de praia masculino e feminino, nas olimpíadas o Brasil perde apenas para os Estados Unidos.

No handebol de areia não é dife- rente, a seleção verde e amarela está em primeiro lugar no quadro de medalhas das olimpíadas, no mês de julho de 2014, as

seleções masculina e feminina foram campeãs do Pan-Americano (BRASIL HANDEBOL, 2014).

A prática esportiva só traz benefí- cios para a saúde, além de melhorar a autoestima. Hoje é possível encontrar di- versas modalidades, em várias catego- rias, um exemplo é o circuito Daniel Costa que funciona como uma academia ao ar livre nas areias da praia de Tambaú, com uma grande quantidade de alunos desen- volvendo atividades físicas de treinamento funcional. Um bom modelo que pode ser feito no Centro de Esportes em Quadras de Areia.

Além dos esportes na areia é pos- sível realizar várias atividades e exercí- cios funcionais. Conforme Carceroni (2014) “Exercitar-se na areia traz diversos benefícios, pode e deve ser usado como estratégias para melhorar o condiciona- mento físico [...] A atividade alivia o stress [sic] e não há lugar melhor que a areia”.

A falta de atividade física é considerada uma pandemia mundial. Se- gundo a OMS, o sedentarismo é o quarto maior fator de risco para doenças crôni- cas, ficando atrás somente da hiperten- são, do tabagismo e do colesterol alto (CONFEF, 2015).

Com base nas informações  acima, o objetivo principal deste trabalho é elabo-


rar um Anteprojeto arquitetônico, de um Centro de Esportes em Quadras de Areia, para jogos profissionais nas modalidades de futebol, vôlei e handebol de areia, e quando o mesmo não estiver aconte- cendo será realizado treinamento físico funcional acompanhado por profissionais de educação física, para a comunidade do Cristo, na Cidade de João Pessoa, melho- rando a qualidade de vida e gerando um complexo esportivo juntamente com o Al- meidão e o Ronaldão.

  1. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento das etapas do trabalho, foi feita uma pesquisa biblio- gráfica sobre tema, através de livros, arti- gos, internet, monografias que auxiliaram no estudo e na elaboração do anteprojeto, divididos nas seguintes etapas:

  • Referências em projetos correlatos para aumentar o conhecimento do tema e aju- dar no desenvolvimento do anteprojeto;
  • Entender as benfeitorias da prática es- portiva na areia, funcionalidade de está- dios, vantagens de determinado material de construção;
  • Pesquisa a órgãos e normas pertinentes à elaboração da proposta, tais como: Có- digo de Urbanismo de João Pessoa, Norma de, Acessibilidade a edificações

mobiliário espaços e equipamentos urba- nos, Saídas de emergências em edifícios, Símbolos de sinalização de segurança contra incêndio e pânico, Iluminação es- portiva, STTRANS, Recomendações da FIFA, regras da CBV, regras da CBBS, regras da CBH.

  1. PROJETOS CORRELATOS

  1. Unidade Esportiva Atanasio Girar- dot

A      proposta      dos       arquite- tos Giancarlo Mazzanti e Felipe Mesa foi vencedora de um concurso público inter- nacional para abrigar os IX Jogos Sul- Americanos de 2010 em Medellín, Colôm- bia.

A inspiração dos arquitetos veio do entorno onde as formas irregulares das montanhasderam vida à coberta (Figuras  3 e 4).

Figuras 1 e 2 - Relação entre o entorno montanhoso e a coberta da Unidade Esportiva.

[pic 5]

Fonte: Disponível em: <http://www.archdaily.com.


br/br/01-22504/cenarios-esportivos-giancarlo- mazzanti-mais-felipe-mesa-plan-b>.  Acesso  em: 21 fev 2015.

  1. Justificativa do correlato

Os pontos positivos encontrados nesse correlato que ajudaram na elaboração do anteprojeto foram:  a relação que o arquiteto faz entre o interior e exterior, utilizando elementos vazados ou translúcidos, onde quem está fora  pode visualizar as atividades que estão acontecendo internamente (Figura 2). A proposta de trazer ambientes externos com muitas sombras geradas pelos prolongamentos das faixas de cobertas com extensões prolongadas construção em baixa escala onde o projeto foi rebaixado em relação ao nível da rua minimizando o impacto visual e urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (884.2 Kb)   docx (742 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com