TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil desperdiça muito alimento

Por:   •  25/10/2017  •  Resenha  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

O que se deveria ou poderia se fazer para diminuir as perdas e o desperdício de alimentos?

O desafio exige mudanças tecnológicas na produção, armazenamento, processamento, distribuição, acesso e consumo de alimentos bem como mudanças nos hábitos dos consumidores. Uma alternativa para aumentar a oferta de alimentos, sem aumentar necessariamente a área de produção agrícola, é a implementação de ações que visem à redução das perdas e desperdícios que ocorrem nas diferentes etapas da produção, começando com as práticas de pré e pós-colheita, passando pelo processamento, embalagem, comercialização até o consumo. Colheita apropriada, manuseio adequado, embalagem correta, uso da cadeia de frio, transporte adequado, estradas bem pavimentadas, logística de distribuição adequada, armazenamento correto, legislação apropriada, mudança de hábito dos consumidores são alguns dos itens necessários para a redução de perdas e desperdícios de alimentos.

Quais as consequências geradas pelo desperdício?

O volume de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente,  além de gerar perdas econômicas. Esse desperdício causa grandes impactos ambientais nos nossos recursos naturais os quais todos nós precisamos para sobreviver.

O que é compostagem e ela evita o desperdício?

Compostagem é um processo de transformação da matéria orgânica gerada pelas sobras de alimentos. Este processo transforma em produtos novos e prontos para alimentação seja de animais ou humanos.

Ela evita o desperdício pelo fato de aproveitar os restos dos alimentos.

O Brasil desperdiça muito alimento? Qual o tamanho, o volume desse desperdício?

Os valores divulgados são imprecisos e estimados de forma genérica, pois não existe uma metodologia padrão para avaliar e quantificar as perdas e o desperdício de alimentos. O Brasil ainda não possui dados precisos baseados em levantamentos com abragência nacional. Não é possível generalizar . Estimativas dependem de inúmeros fatores, tais como o ano da coleta de dados, época do ano (período seco ou das chuvas), tipo de produto avaliado, cultivar amostrado, nível tecnológico do produtor amostrado, possível aproveitamento de subprodutos, uso na alimentação animal, compostagem, entre outros, que tornam estas estimativas isoladas e servem apenas para um estudo de caso.

O que a sustentabilidade tem a ver com a alimentação?

Adotar pequenas atitudes no dia a dia pode fazer a diferença para uma sociedade mais equilibrada e justa. Preferir alimentos naturais e orgânicos, por exemplo, ajuda na preservação do solo, do ar, da água e principalmente da saúde. Isso porque, esse tipo de alimentação prioriza o consumo de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos, como fertilizantes artificiais, pesticidas e herbicidas, que são nocivos à saúde e podem causar a degradação do meio ambiente.

Como a gestão do restaurante atua na  eliminação do desperdício de alimentos e recursos?

Uma condição fundamental, para o bom desempenho dos Serviços de Alimentação, é o planejamento adequado do volume de refeições a ser preparado, pois visa entre outros aspectos diminuir ou controlar o desperdício de alimentos (SILVA JUNIOR; TEIXEIRA, 2008). O desperdício de alimentos pode ser a sobra ou resto de alimentos, que são influenciados por uma série de fatores como planejamento inadequado do número de refeições a ser produzida, o tamanho do prato, a quantidade e tamanho das vasilhas utilizadas são fatores que podem induzir os comensais ou colaboradores a se servirem de uma quantidade maior que a possibilidade de consumo e, consequentemente, gerar restos. Talheres e pegadores podem interferir na quantidade que a pessoa se serve, dependendo do tamanho e menor ou maior funcionalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com