TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENSO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DAS ESCOLAS NO MUNICIPIO

Por:   •  24/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

                [pic 1]

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

CENSO ESCOLAR

ANDERSON FERNANDES DOS SANTOS

JOSÉ ANDERSON HUNGRIA REIS

O CENSO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DAS ESCOLAS NO MUNICIPIO

DE JEREMOABO-BA

JEREMOABO/BA

DEZEMBRO DE 2021

CENSO ESCOLAR

TUTOR: JOSÉ LUCIMÁRIO DE CARVALHO NASCIMENTO

CURSISTAS

ANDERSON FERNANDES DOS SANTOS

JOSÉ ANDERSON HUNGRIA REIS

O CENSO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DAS ESCOLAS NO MUNICIPIO

DE JEREMOABO-BA

[pic 2]

Introdução

O Censo Escolar é uma forma de análise que procura elevar os dados estatísticos da educação dentro do ambiente nacional efetivado todos os anos e organizado pelo Inep. As escolas públicas e privadas participam da pesquisa de dados que tem a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação de todo país, os elementos analisados abrangem informações da educação básica, e suas distintas etapas e modalidades são elas: ensino regular, o ensino especial, ensino de jovens e adultos (EJA) e o ensino profissional.

A ação do Censo recolhe dados sobre as instituições de ensino, turmas, alunos, os profissionais que trabalham na escola, estruturação da escola e rendimento dos educandos. Os elementos coletados por esse dispositivo, serve de norte para a organização de políticas públicas e cumprimento de instruções no que diz respeito a educação, abrangendo a captação dos recursos públicos como a merenda escolar transporte, livros entre outros, este é a base de dados para o PDDE (Dinheiro Direto na Escola) e também o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) que agora estamo lidando com o novo FUNDEB.

Assim sendo, a finalidade deste trabalho é apresentar o conhecimento que foi adquirido através da pesquisa ao fazer o curso que visa certificar os profissionais da educação, além de conselheiros dos diversos seguimentos e cidadãos para o correto entendimento do objetivo do Censo Escolar, do mesmo modo, como acompanhar e certificar que as informações apresentadas no sistema sejam validadas, legais e legítimas.

Desenvolvimento

        

Quando se trata de Censo Escolar estamos tratando das informações de cada escola no Brasil, este permite que se possa apreciar e aperfeiçoar os conhecimentos já alcançados durante no preenchimento e acompanhamento do programa Educacenso. Nas ações que levam ao conhecimentos faz com que se possa ir além do que apenas conhecer as informações que estão no módulo, isso faz com que uma pessoa sem conhecimento anterior adquira conhecimento necessário para entender o funcionamento do programa.

O módulo aproximar-se de questões que vão desde o surgimento do Censo até o controle social. Todos fazem parte de uma sociedade que necessita de recursos, principalmente aqueles que estão em estado de vulnerabilidade social, desta forma é dever dos gestores, técnicos, conselheiros esta sempre envolvidos com o planejamento, a implemento, o acompanhamento e a avaliação das ações e programas educacionais brasileiros que melhoram a vida de muitos alunos. Nós enquanto sociedade civil temos um papel de grande importância para um bom fluxo das políticas públicas atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com